10 livros para você aprender sobre finanças pessoais

Por Redação IQ 360

livros-aprender-financas-pessoais

Você está se interessando por investimentos e pensando qual seria a melhor opção para começar? Bem, antes de qualquer coisa a dica é estudar, estudar e estudar para entender bem o mercado financeiro e então começar a se aventurar. Mais do que saber as opções, é preciso entender sua própria situação financeira, possibilidades, o que pode te ajudar e o que é prejudicial.
Abaixo listamos 10 sugestões de leitura para quem está começando. Depois de ler você terá uma outra visão e pode colher melhores frutos dos investimentos. Boa leitura!

1 – Pai rico, Pai pobre
É o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e um dos livros mais indicados pelos especialistas e investidores. A partir da própria história, o autor destaca os fatores que comandam as decisões financeiras que tomamos. O livro mostra as crenças e os hábitos que as pessoas têm ao lidar com dinheiro.

2 – Casais inteligentes enriquecem juntos
Este é um livro clássico que todo mundo devia ler. Gustavo Cerbassi  apresenta os princípios essenciais para manter as finanças em dia. Aqui você saberá como a vida de casal impacta nas finanças.
3 – Investimentos inteligentes
Mais um livro de Gustavo Cerbasi. Nesta obra, o autor mostra que não existe um único investimento perfeito. Que um investimento inteligente depende das necessidades de cada pessoa.
4 – Seu futuro financeiro
Se você é um gastador, então esse livro é para você. Louis Frankenberg mostra como gastar de forma inteligente e tem até uma lista de conselhos de como fazer isso.

5 – Os segredos da mente milionária
Qual é a diferença entre uma pessoa bem-sucedida e uma que vive no vermelho? Ficou curioso, então esse livro é para você. T. Harv Baker apresenta neste livro uma lista lógica para guiar as pessoas e mostrar que os pensamentos sabotadores impedem que as elas chegam lá.
6 – A Cabeça do Investidor
Usando conceitos de psicologia econômica e de finanças comportamentais, Vera Rita de Mello Ferreira apresenta os mecanismos emocionais que influenciam a forma como lidamos com o dinheiro – seja investindo bem ou entrando no vermelho.
7 – Independência Financeira
Este livro faz parte da série Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki. No livro Independência Financeira, o autor mostra os segredos de quem trabalha com menos e ganha mais.
8 – O Guia de Investimentos – Aprenda a Ganhar Dinheiro investindo como os Ricos
Definitivamente Robert T. Kiyosaki é o guru dos investimentos. No Guia de Investimentos, o autor mostra os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. Ensina também algumas regrinhas básicas para investir de forma inteligente.

9 – Os segredos da mente milionária
Considerado um dos melhores livros de finanças pessoais, Os Segredos da Mente Milionária, do americano Harv Eker, mostra como as diferenças na forma de pensar impactam na forma de ganhar dinheiro. Ele ensina, entre outras coisas, como trocar as crenças negativas por ideias mais positivas quando se busca alternativas de investimentos.

10 – Aprenda a Operar no Mercado de Ações

A última dica é uma leitura bem específica. Este livro é focado para aplicações no mercado de renda variável. Alexander Elder mostra os principais conceitos sobre o mercado de ações de forma simples e fácil. O livro fala ainda como os aspectos psicológicos e comportamentais dos investidores afetam significativamente seus resultados e estratégias.