Qual é e quanto custa a melhor faculdade de Medicina do Brasil

Por Redação IQ 360

Por que a faculdade de Medicina é hoje a mais cara entre todos os cursos universitários? Dois principais motivos justificam esta máxima: primeiro, as instituições precisam investir muitos recursos em equipamentos, laboratórios, materiais de ponta, além da manutenção dos hospitais universitários. E segundo, os professores costumam ser renomados, com doutorado e pós-doutorado, o que encarece ainda mais o orçamento das faculdades com o pagamento dos salários.

Mas não para por aí, além das mensalidades, os alunos também precisam investir no próprio material, como livros e demais insumos. Da mesma forma, a dedicação aos estudos precisa ser integral, o que impede os estudantes de trabalhar. Não por acaso as universidades públicas são super concorridas, chegando a mais de 100 candidatos por vaga.

Segundo o Ranking Universitário Folha 2017 (RUF) – levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo sobre as melhores universidades do Brasil que analisa os cursos de acordo com a avaliação do mercado, a qualidade de ensino, a dedicação dos professores, entre outros quesitos –, a melhor faculdade particular de Medicina do país é a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)

Na Santa Casa de São Paulo, o curso dura seis anos e ocorre em tempo integral. Em 2018, foram disponibilizadas 120 vagas. Os alunos ingressantes pagavam uma mensalidade de R$ 6.200,00. Para os veteranos, o custo é um pouco menor: R$ 5.800,00.

O RUF analisa as universidades públicas e privadas de todo país e nós separamos as dez particulares mais bem avaliadas no curso de Medicina. Confira:

  1. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)
  2. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  3. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)
  4. Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  5. Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  7. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
  8. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
  9. Universidade Católica de Brasília (UCB)
  10. Universidade Potiguar (UNP)