5 melhores bairros para morar em Palmas

Por Redação IQ 360

A mais jovem das capitais brasileiras, Palmas foi inaugurada em 20 de maio de 1989 e tornou-se a sede oficial do governo de Tocantins em janeiro do ano seguinte. A região fazia parte do norte do estado de Goiás, que foi desmembrado em dois com a Constituição de 1988.
Palmas foi a última cidade brasileira planejada do século XX. Possui avenidas largas, áreas verdes, parques urbanos e é dividida em grandes quadras comerciais e residenciais que substituem os tradicionais bairros. Com clima quente o ano inteiro, a temperatura média fica entorno de 30ºC quase todos os dias. Com mais de 250 mil habitantes, segundo o IBGE, a cidade é uma das capitais mais seguras do país, com baixo índice de violência e proporção de homicídios.
De acordo com o levantamento da consultoria Macroplan, que incluiu cidades com mais de 200 mil habitantes no país, Palmas é a 28ª melhor para se viver. Foram levados em consideração índices da área de saúde, educação, segurança e sustentabilidade.
No centro da cidade está a famosa Praça dos Girassóis, a maior da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo. O lugar é um grande complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais e as Secretarias de Governo, e interliga as regiões da cidade.
O Plano Diretor divide a capital em áreas originalmente destinadas a abrigar as instituições públicas oficiais, residências, comércios e serviços. São 4 setores, subdivididos em quadras. As áreas são: Área Residencial Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Fora do Plano Diretor original, do outro lado do Rio Taquaraçu Grande, está a área Sul, onde reside a maior parte da população com menor poder aquisitivo.

Área Nordeste

Do lado oposto ao Rio Tocantins, essa área abriga condomínios residenciais, escolas, bancos e outros comércios. Além disso, é onde está o Museu Histórico do Tocantins, conhecido como Palacinho, e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, entidade pública que atende pacientes do SUS.

Área Noroeste

Ás margens do Rio Tocantins, é onde está localizada a Universidade Federal do Tocantins, o shopping Capim Dourado, uma rede diversificada de comércio e serviços e o Parque Sussuapara, uma das maiores áreas verdes de Palmas.

Área Sudoeste

Também às margens do rio Tocantins, a Área Sudoeste abriga a praia da Graciosa, principal e mais famosa praia de água doce da cidade. Nesta região é onde está localizado o Palmas Shopping, e os hospitais Dr. Francisco Ayres e o Oswaldo Cruz.

Área Sudeste

Abriga as duas das principais áreas verdes da cidade, o Parque Cesamar e o Bosque dos Pioneiros. É a área onde também está localizado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Além disso, a região possui os maiores supermercados da capital, o que pode ser uma grande facilidade em uma cidade com vias largas em que o carro é necessário para quase todas as tarefas.

Área Sul

Fora da área do Plano Diretor Original, a área Sul fica do outro lado do Rio Taquaraçu Grande e possui a maior densidade populacional de Palmas. Com imóveis mais baratos, possui uma ampla rede de comércios e serviços e uma divisão de bairros diferente do resto da cidade.