Os 4 melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

Por Redação IQ 360

melhores-bairros-rio-de-janeiro

O Rio de Janeiro é uma das poucas grandes cidades do mundo em que é possível morar perto do mar e do verde das montanhas. Para quem prefere estar sempre próximo da natureza, com um clima quente na maior parte do ano, com sol abundante, a capital fluminense é de encher os olhos e alegrar a alma. Mas também custa caro, vale apontar. Mesmo que você escolha um bairro nem tão próximo assim do mar, só pelo fato de viver por lá já será um gasto e tanto.

Ipanema e Leblon

Na zona sul, todos os bairros são considerados bons ou muito bons pelos moradores. Até porque a maioria deles está de frente para o mar. Ipanema é um dos bairros mais tradicionais, com acesso fácil à praia, muitos bares e restaurantes e com estações de metrô que te levam para a Barra da Tijuca ou ao Centro.
O Leblon fica ao lado e também é considerado um dos melhores da cidade, especialmente pela sofisticação aliada à tradição. Mas tanto um quanto são caros para se morar.

Lagoa e Jardim Botânico

Para quem não faz tanta questão de ficar a poucos metros da praia, mas não abre mão da proximidade com a natureza, a Lagoa e o Jardim Botânico são ótimas opções.
O acesso e a locomoção dependem mais do uso do carro quando comparados a outros bairros da zona sul, o que acaba elitizando ainda mais os bairros e deixando os preços altíssimos. A prática de esportes à beira da lagoa, no entanto, pode compensar.

Copacabana e Leme

Esses dois são outros bairros muito tradicionais do Rio de Janeiro, concentrando a área turística da cidade, com muitos hotéis e estrangeiros pelas ruas.
Com isso, a praia costuma ficar movimentada todos os dias da semana e há uma oferta enorme de estabelecimentos comerciais e restaurantes em todas as ruas. Para quem busca serviços e conveniência, é uma região muito bem servida, com estações de metrô para toda a cidade.

Lapa e Santa Teresa

Para quem gosta da vida noturna, a Lapa é um dos bairros mais indicados, com bares e restaurantes tradicionais e históricos.
Em quase todas as ruas, ao andar à noite, é possível encontrar grupos de samba e sentir a pulsação da cidade em cada esquina. Não muito longe dali, fica o Santa Teresa, um dos bairros preferidos dos artistas por ter natureza, proximidade com o Centro e uma das vistas mais lindas da região. Lá, ainda é possível encontrar casarões coloniais antigos, mas o transporte público não é tão abundante.

Flamengo e Botafogo

Esses bairros vizinhos são os preferidos de quem gosta de ter o mar por perto, mas não necessariamente de ir à praia com tanta frequência. Isso porque estão localizados mais próximos da Baía de Guanabara, onde a água é considerada poluída. A vista, no entanto, é deslumbrante, com o Pão de Açúcar no horizonte. A região tem muitas facilidades e conveniências, e a proximidade com o Centro atrai pessoas que trabalham na região.