Quais sãos melhores bairros para morar em São Paulo?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Santa Cecília e Higienópolis
  2. Jardins
  3. Vila Madalena
  4. Vila Mariana

Escolher um bairro para morar em uma metrópole como São Paulo significa levar vários fatores em consideração antes de se mudar em definitivo. São pequenos detalhes que fazem diferença na qualidade de vida que você pode ter, e devem ser levados em conta.

Como se trata de uma cidade em que o trânsito pode atrapalhar bastante o dia a dia, muitas pessoas preferem comprar ou alugar um apartamento próximo do trabalho, da escola dos filhos, ou ainda em regiões em que a oferta de serviços e conveniência é grande, podendo fazer quase tudo a pé.

Confira algumas dicas dos moradores da cidade que podem te ajudar a escolher o melhor bairro para você:

Santa Cecília e Higienópolis

Na região central, esses bairros se destacam pela oferta de serviços, proximidade com universidades, deslocamento fácil para outras regiões e muitos serviços médicos à disposição. Em Santa Cecília, é crescente o número de novos bares e restaurantes que estão atraindo a atenção de quem antes circulava apenas pela Vila Madalena. Pequenas galerias de arte também estão surgindo e a proximidade com o bairro vizinho, Vila Buarque, também amplia esse circuito cultural, com o Sesc Consolação, Teatro Aliança Francesa, Centro Universitário Maria Antonia, entre outros.

Em Higienópolis, há uma oferta de restaurantes mais sofisticados nos arredores do Cemitério da Consolação, mas o bairro é mais conhecido pelas ruas arborizadas e pela Avenida Angélica, que concentra consultórios médicos e laboratórios especializados.

Jardins

Os bairros Jardim Europa, Jardim América e Jardim Paulistano são conhecidos pela sofisticação. Essa é uma das regiões com o metro quadrado mais caro da capital, mas quem mora por lá garante que vale a pena. Quanto mais próximo da Avenida Paulista está localizado o apartamento, maior é a oferta de serviços de boa qualidade, disponíveis em uma curta caminhada. É lá que fica a famosa Rua Oscar Freire, com lojas das marcas mais caras do mundo. Não muito longe dali, também é possível ter uma casa arborizada, tanto que a ideia do bairro era justamente ser um grande jardim bem no coração da cidade.

Vila Madalena

A Vila Madalena é conhecida pela badalação dos bares, mas não só por isso. O Beco do Batman é um grande atração do bairro, assim como algumas galerias de arte.

Desde os anos 1980, o bairro atrai artistas que buscam uma região mais tranquila e inspiradora, onde se pode fazer quase tudo nas redondezas e ainda encontrar os amigos ao acaso na padaria ou no restaurante. Nos últimos anos, o bairro está se verticalizando mais rápido do que gostaria, mas esse espírito de comunidade e forte traço cultural ainda existe.

Vila Mariana

Na zona sul, o bairro preferido dos paulistanos que buscam conveniência e fácil deslocamento para outras regiões é a Vila Mariana. O bairro fica próximo do Aeroporto de Congonhas, do Parque Ibirapuera, da Avenida Paulista e tem várias estações de metrô. Além de concentrar algumas universidades como ESPM, Belas Artes e FMU, a rede de serviços médicos é enorme, com hospitais especializados.

Além desses bairros localizados no chamado centro expandido, São Paulo tem ótimas opções em todas as regiões. Na zona leste, Tatuapé, Mooca e Anália Franco são alguns dos bairros queridinhos pelos paulistanos, assim como Santana e Jardim São Paulo são alguns dos preferidos na zona norte.

Para escolher o seu, vale a pena fazer uma análise do que existe na região e o preço do metro quadrado. Ver se o bairro está perto de qualquer estação de metrô também ajuda muito, já que se locomover fica mais fácil e você não fica tão dependente do bairro caso não consiga comprar ou alugar na região que de fato gostaria.