Quanto custa morar definitivamente na Inglaterra?

Por Redação IQ 360

Sonha em morar na Inglaterra, a terra da rainha? Confira as dicas abaixo para se preparar financeiramente para essa mudança:

Visto para Inglaterra

Para morar na Inglaterra, você vai precisar tirar o visto de residência. Turistas brasileiros podem ficar até três meses no país sem a necessidade de visto, períodos maiores que esses necessitam de uma permissão específica.
Se você tiver passaporte europeu pode ser um pouco mais fácil. Mas, com o Brexit, as regras de residência para europeus devem mudar, fique atento. Confira no site oficial do governo britânico qual é o visto ideal para o seu perfil (de estudo, de trabalho, de conjugue, etc) e inicie os procedimentos para residência três meses antes de sair do Brasil. Os custos do processo podem variar de £225 a £428.

Moradia na Inglaterra

A cidade onde você vai morar vai influenciar no valor do aluguel. Londres, por exemplo, é a cidade mais cara para morar na Europa. A média do custo para viver em um apartamento afastado do centro fica entre £1.000 e £1.700, em comparação um apartamento de mesmo tamanho em Liverpool pode custar £650.  Há também a opção de alugar um quarto em Londres, dependendo da região o custo pode variar entre £400 e £800.
Pesquise sobre moradia antes da viagem, veja a possibilidade de viver em alguma cidade mais próxima a Londres para economizar e reserve um hotel ou hostel para ficar temporariamente depois de chegar. Fique atento para não se enganar, o preço do aluguel online pode ser semanal ou mensal, e pode haver taxas adicionais a serem pagas pela moradia além dos serviços básicos, como o imposto municipal e a licença para TV (obrigatória mesmo para canais públicos).

Transporte na Inglaterra

Londres tem uma das maiores malhas metroviárias do mundo, o transporte público da cidade é considerado excelente, e em alguns pontos funciona 24h, mas o custo não é baixo. A cidade é separa em quatro zonas e o valor do transporte vai variar de acordo com a distância percorrida entre as áreas. Sabendo em qual zona você vai morar ficará mais fácil mensurar os gastos com transporte, o preço do passe mensal (cartão Oyster) é de mais ou menos £125.

Custo de vida na Inglaterra

Leve em consideração que o custo de vida para uma pessoa sozinha morando em Londres, em um apartamento longe da região central, com contas básicas de água, luz, alimentação e transporte será de pelo menos £2.000. Tenha dinheiro suficiente para se manter durante algum tempo sem fonte de renda, caso pretenda trabalhar no país. Mas, se optar por morar em Leeds ou Liverpool o custo de vida pode ser reduzido a £900 mensais.