Quanto custa morar definitivamente na Inglaterra?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Visto para Inglaterra
  2. Moradia na Inglaterra
  3. Transporte na Inglaterra
  4. Custo de vida na Inglaterra

Sonha em morar na Inglaterra, a terra da rainha? Confira as dicas abaixo para se preparar financeiramente para essa mudança:

Visto para Inglaterra

Para morar na Inglaterra, você vai precisar tirar o visto de residência. Turistas brasileiros podem ficar até três meses no país sem a necessidade de visto, períodos maiores que esses necessitam de uma permissão específica.

Se você tiver passaporte europeu pode ser um pouco mais fácil. Mas, com o Brexit, as regras de residência para europeus devem mudar, fique atento. Confira no site oficial do governo britânico qual é o visto ideal para o seu perfil (de estudo, de trabalho, de conjugue, etc) e inicie os procedimentos para residência três meses antes de sair do Brasil. Os custos do processo podem variar de £225 a £428.

Moradia na Inglaterra

A cidade onde você vai morar vai influenciar no valor do aluguel. Londres, por exemplo, é a cidade mais cara para morar na Europa. A média do custo para viver em um apartamento afastado do centro fica entre £1.000 e £1.700, em comparação um apartamento de mesmo tamanho em Liverpool pode custar £650.  Há também a opção de alugar um quarto em Londres, dependendo da região o custo pode variar entre £400 e £800.

Pesquise sobre moradia antes da viagem, veja a possibilidade de viver em alguma cidade mais próxima a Londres para economizar e reserve um hotel ou hostel para ficar temporariamente depois de chegar. Fique atento para não se enganar, o preço do aluguel online pode ser semanal ou mensal, e pode haver taxas adicionais a serem pagas pela moradia além dos serviços básicos, como o imposto municipal e a licença para TV (obrigatória mesmo para canais públicos).

Transporte na Inglaterra

Londres tem uma das maiores malhas metroviárias do mundo, o transporte público da cidade é considerado excelente, e em alguns pontos funciona 24h, mas o custo não é baixo. A cidade é separa em quatro zonas e o valor do transporte vai variar de acordo com a distância percorrida entre as áreas. Sabendo em qual zona você vai morar ficará mais fácil mensurar os gastos com transporte, o preço do passe mensal (cartão Oyster) é de mais ou menos £125.

Custo de vida na Inglaterra

Leve em consideração que o custo de vida para uma pessoa sozinha morando em Londres, em um apartamento longe da região central, com contas básicas de água, luz, alimentação e transporte será de pelo menos £2.000. Tenha dinheiro suficiente para se manter durante algum tempo sem fonte de renda, caso pretenda trabalhar no país. Mas, se optar por morar em Leeds ou Liverpool o custo de vida pode ser reduzido a £900 mensais.