5 dicas para se manter motivado no trabalho

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Satisfação em cada tarefa
  2. Intercalar funções
  3. Converse com o chefe e os colegas
  4. Fuja das fofocas
  5. Faça o que gosta no seu tempo livre

A motivação de cada funcionário dentro de uma empresa pode ser tão diferente de um para o outro quanto a própria percepção de pressão e quantidade de trabalho. Se a rotina não for quebrada de vez em quando, essa jornada pode ficar ainda mais pesada no decorrer o tempo. Muitas pessoas acabam entrando na armadilha da procrastinação, demorando muito mais para cumprir tarefas corriqueiras pelo simples fato de que não se sentem mais motivadas.

Se você está nesta situação ou conhece algum colega que está totalmente desmotivado, confira algumas dicas dos especialistas para virar esse jogo:

Satisfação em cada tarefa

Sabemos que cada funcionário tem uma função dentro da empresa, executando tarefas parecidas todos os dias para atingir um objetivo maior no final da semana ou do mês. Essa engrenagem faz parte do sistema corporativo, mas ainda assim é possível buscar uma motivação em cada uma das atividades.

Tente identificar qual é a importância da sua missão dentro de um projeto maior, avaliando os benefícios que o seu trabalho vai trazer para alguém lá na frente. Fazer listas de projetos que você já executou ou colaborou pode ajudar a verificar isso com mais clareza. Se puder assumir outras funções mais estimulantes e motivadoras dentro desse processo, também pode ser uma saída.

Intercalar funções

Se você acumula várias tarefas ao longo da semana e ainda assim se sente desmotivado na sexta-feira, uma dica é tentar executar um pouco de cada tarefa todos os dias. Pela manhã, concentre-se em uma delas. Ao voltar do almoço, intercale com outra que já tinha sido iniciada no dia anterior. Essa flexibilidade pode dar mais ânimo e você não fica com a sensação de repetição ao longo do dia.

Converse com o chefe e os colegas

Algumas pessoas não gostam de ser avaliadas por chefes ou colegas de trabalho ao executar suas tarefas. Em ambientes de trabalho mais competitivos, isso é bastante frequente. Mas lembre-se que ter um feedback dos seus pares é fundamental para o seu próprio crescimento dentro da empresa.

Se você não se sente confortável para perguntar aos colegas se o seu trabalho está sendo satisfatório, tente ao menos falar com o seu chefe, questionando se aquele relatório ficou bom o suficiente, o que você poderia melhorar para os próximos. Se houver abertura, peça uma avaliação mais detalhada. Mesmo que algumas críticas sejam negativas, no longo prazo elas servirão para você se sentir desafiado a melhorar cada vez mais.

Fuja das fofocas

Essa talvez seja a dica mais recorrente entre os especialistas. Quanto mais foco você dedicar ao seu trabalho e menos ao que andam falando pelos corredores da empresa, mais fácil será alcançar as suas metas.

No dia a dia, porém, não é tão fácil. Você sai para almoçar com os colegas e logo começa a terapia coletiva. Se a fofoca é muito frequente, tente diminuir esses almoços e os famosos cafezinhos. Procure conhecer pessoas de outros departamentos ou marque almoços com amigos que não trabalham na mesma empresa.

Faça o que gosta no seu tempo livre

Ao sair do trabalho, dedique algumas horas a algo que você realmente goste, todos os dias. Praticar esportes, ler livros diariamente, programar uma sequência de filmes ou episódios de uma série que você estava há meses querendo assistir são algumas dicas. Chegar em casa e simplesmente ficar na frente da TV sem objetivo não vai te trazer um prazer imediato. Tente realizar algo que você possa recarregar as energias de fato.