5 motivos que fazem com que você não consiga guardar mais dinheiro

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Não ter objetivos ou prioridades definidas
  2. Valorizar muito os prazeres imediatos
  3. Orçamento bagunçado
  4. Procrastinação
  5. Hábitos que levam ao consumismo

Você está sempre se perguntando o motivo de não conseguir guardar dinheiro? No vídeo abaixo, Maiara Xavier lista os principais motivos que nos impedem de juntar dinheiro – ou juntar mais dinheiro! Confira também as dicas da youtuber para economizar ainda mais!

Não ter objetivos ou prioridades definidas

Se você não sabe o que vai fazer com o dinheiro, você não o guarda. Afinal, não tem nenhum motivo claro para não gastar, certo? Errado.

Mesmo que você tenha o hábito de guardar dinheiro, caso não saiba o motivo de estar fazendo isso, as chances de você gastá-lo facilmente são grandes. A partir do momento em que você começar a definir seus objetivos e entender que ao juntar dinheiro você conseguirá realizá-los, fica mais fácil parar de gastar por qualquer bobagem.

É importante que o objetivo escolhido funciona como motivação para juntar dinheiro. Por isso, precisa ser algo que te deixe animado e feliz quando conquistado.  Assim, você evitará as tentações do dia-a-dia.

Valorizar muito os prazeres imediatos

Na vida, nós temos sempre duas escolhas: ou viver o agora (ir ao cinema, comprar um sorvete ou até uma blusinha em promoção) ou guardar dinheiro para daqui 15 anos ter a própria casa, por exemplo. Claro que a primeira opção, viver o agora, parece mais tentadora.

As pessoas que não conseguem guardar dinheiro sempre priorizam o agora. É importante notar que quanto mais prazeres a pessoa busca no consumo, mais chances de existir algo ali a ser resolvido emocionalmente: problemas com o trabalho, família, relacionamento, autoestima, e por aí vai.

Quanto mais tranquilidade você tiver para lidar com as questões e problemas, mais fácil ficará de fazer escolhas conscientes com seu dinheiro.

Isso não quer dizer que você vai abrir mão de todos os seus prazeres momentâneos, mas é preciso sim ter equilíbrio e pesar o que é mais importante para você.

Orçamento bagunçado

Você não sabe o que está acontecendo com suas finanças? Provavelmente é por isso que você não sabe para onde vai o seu dinheiro. A desorganização financeira do  orçamento não permite juntar dinheiro, já que não existe planejamento.

Planejamento é essencial para qualquer área da nossa vida se queremos alcançar resultados. Vamos pegar como exemplo uma casa: é preciso ter uma casa organizada para saber onde estão guardadas as coisas e não comprar itens a mais ou a menos, e até mesmo para criar um ambiente acolhedor e agradável para familiares e amigos. Da mesma forma, é preciso ter um orçamento organizado.

Procrastinação

Frases como “amanhã eu vejo” ou “depois eu faço” estão sempre no seu vocabulário? Se você é uma pessoa que gosta de procrastinar, ou seja, deixar tudo para depois, é certo que você tem dificuldade em guardar dinheiro.

Na grande maioria das vezes, nós encontramos energia para organizar as finanças quando já estamos no buraco – ou quase. E o pior: já pode ser tarde para muita coisa. Por isso, o quanto antes resolvermos e pararmos de deixar para amanhã, melhor.

Hábitos que levam ao consumismo

Se você gosta de passear no shopping ou navegar por lojas online, é melhor parar já! Esses hábitos levam a tentação e vão fazer com que você compre mais do que precisa de fato. Só frequente esses ambientes caso você realmente precise comprar algo. Fora isso, melhor optar por passeios com menos tentações, como museus e parques.