Como descobrir se seu nome está sujo

Por Redação IQ 360

nome-sujo-descobrir

Quando você deixa de pagar uma conta, seja ela de luz, água, telefone, condomínio, ou mesmo quando faz um empréstimo pessoal ou usa o crédito rotativo, esse valor será acrescido de juros e vai virar uma dívida. Quanto mais tempo demorar para pagá-la, maior será o montante total. E se extrapolar os novos prazos para quitá-la, o seu nome poderá ficar sujo, impendido de fazer novas compras ou adquirir outros empréstimos e financiamentos.
Às vezes, o atraso no recebimento de uma conta ou boleto pelos Correios pode desencadear nessa situação. Nesses casos, não importa o valor. Por menor que seja a cobrança atrasada, se você não pagar, pode correr o risco de ficar negativado. Ou seja, o banco, a instituição financeira, o lojista ou dono de estabelecimento vai incluir o seu nome na chamada “lista negra” dos serviços de proteção ao crédito.
Geralmente, antes que isso ocorra, o credor faz algumas tentativas para localizar você e oferece uma nova data para pagar a dívida, acrescida de juros. Afinal, é interesse dele receber assim que possível e não ficar adiando o pagamento. Mas se mesmo assim o inadimplente não conseguir quitar, não tem como escapar. Ao entrar para a lista da Serasa ou do SPC, ficará muito mais difícil resolver o problema e pode levar muito tempo.
Você sabia que é possível verificar se o seu nome está sujo antes mesmo de ser notificado? Entenda como:

Nome sujo no Serasa

A maneira mais simples é entrar nos sites das empresas que fornecem proteção ao crédito e usando o seu CPF confirmar a sua situação. A Serasa é a instituição consultada pelos bancos e pelas instituições financeiras que desejam saber se determinado cliente está ou não com o nome sujo.
A pesquisa é online e gratuita, basta fazer um cadastro, informar o nome completo, e-mail e o CPF. Depois disso, poderá também verificar o seu Score, que é como se fosse a sua “nota” ou pontuação de bom pagador. Quanto maior o seu Score, mais as empresas confiarão na sua capacidade de honrar com as suas dívidas.

Nome sujo no SPC

Pelo site do Serviço de Proteção ao Crédito, também é possível efetuar o cadastro, mas será enviado um código verificador para o seu celular e é cobrada uma taxa de R$ 9,90. Depois disso, você poderá checar se o seu CPF está limpo ou sujo. O banco de dados dos negativados do SPC é muito consultado por lojistas. Mas é sempre bom lembrar que se o seu CPF aparecer sujo na lista da Serasa, é bem provável que ele também apareça na lista do SPC. Fique atento!