Nota Fiscal Paulista: quando sacar?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Nota Fiscal Paulista: como se cadastrar?
  2. Nota Fiscal Paulista: quando e como sacar os créditos?
  3. Nota Fiscal Paulista: quanto vou receber?
  4. Nota Fiscal Paulista: sorteios

A Nota Fiscal Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece créditos aos consumidores que pedirem nota fiscal. Quer CPF na nota? Essa é a pergunta que os caixas de estabelecimentos comerciais devem fazer aos clientes sempre que os mesmos forem pagar suas contas.

A ideia é a seguinte: para estimular os consumidores a exigirem a nota fiscal no ato da compra, combater a sonegação de impostos e aumentar a arrecadação. O governo oferece créditos, que poderão ser transferidos para a conta corrente ou usados para redução no valor do IPVA.

Nota Fiscal Paulista: como se cadastrar?

Para ter direito ao benefício, o consumidor precisa estar cadastrado no programa. A adesão pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Pelo site é possível acompanhar os lançamentos feitos pelos lojistas, verificar qual a situação de suas notas fiscais e o valor dos créditos acumulados e disponíveis para saque.

Nota Fiscal Paulista: quando e como sacar os créditos?

Os créditos não ficam disponíveis imediatamente. A liberação é feita duas vezes por ano, em abril (créditos do 2º semestre do ano anterior) e outubro (referentes ao 1º semestre do ano vigente). É através do site que você pode fazer a solicitação dos seus créditos. Você vai inserir os dados de sua conta bancária e pedir a transferência ou indicar que deseja que o valor seja abatido do IPVA.

Nota Fiscal Paulista: quanto vou receber?

O valor dos créditos varia de acordo com diversos fatores, como o valor da nota fiscal de compra, os valores das compras de outros consumidores (pois isso determina quanto imposto o estabelecimento vai pagar) e quanto o estabelecimento recolheu de imposto no mês. Desta forma, não é possível saber o valor dos créditos no ato da compra.

Nota Fiscal Paulista: sorteios

A cada R$ 100 em compras com pedido de CPF na nota, o consumidor cadastrado recebe um bilhete eletrônico para participar dos sorteios automáticos e mensais do programa Nota Fiscal Paulista. O valor de R$ 100 é cumulativo e pode ser obtido em diferentes compras e estabelecimentos. A lista dos bilhetes fica disponível no site e é preciso aderir ao regulamento do sorteio para concorrer.