O que é o Apple Pay?

Por Redação IQ 360

o-que-e-apple-pay

O Apple Pay é um sistema de pagamentos exclusivo para equipamentos Apple, ou seja, você pode fazer compras usando um iPhone, iPad, MacBook ou Apple Watch. Ele pode ser usado para fazer compras tanto online como em lojas físicas.
Na prática o app dispensa o uso dos cartões de crédito, uma vez que todos os dados já ficam registrados no sistema de pagamentos. Mas como é um sistema relativamente novo, a dica é sempre ter o cartão na carteira quando você for usar o Apple Pay: no caso de falhas, você não fica na mão.
O sistema foi lançado no Brasil em abril de 2018 e a adesão das lojas ao novo sistema de pagamento é gradual. De acordo com o site da Apple, até outubro de 2018, o Apple Pay já é aceito em mais de um milhão de comércios e prestadores de serviço em todo o Brasil e a Apple disponibiliza ainda uma lista com os nomes das empresas que já aceitam o sistema.
Além disso, alguns bancos já estão compatíveis com o Apple Pay: no Itaú e no Credicard podem ser cadastrados os cartões de crédito e cartões múltiplos (com a função crédito habilitada), mas somente o titular da conta de pessoa física.
No Bradesco, vale para quem tem conta corrente e é titular de Cartões de Crédito Bradesco com bandeira Visa. Quem tem conta poupança e possui cartão Poupcard Visa também pode usar o serviço da Apple. No Banco do Brasil, os clientes que têm cartões de crédito e débito Ourocard, com a bandeira Visa, estão habilitados para usar o Apple Pay.

Como usar o Apple Pay

Primeiro é preciso abrir o aplicativo Wallet do iOS, que já vem instalado de fábrica nos aparelhos e em seguida cadastrar os cartões e seguir as instruções de ativação do banco. No site do Apple Pay há um passo a passo para configurar o aplicativo. Também é necessário ter um cartão de crédito ou débito compatível com o sistema de tecnologia NFC – os modelos a partir do iPhone 6 já possuem o sistema.
Na hora de pagar a conta é preciso que a máquina de cartão também tenha o sistema NFC. Depois de todo o procedimento de inserir valores é necessário que o iPhone reconheça o seu rosto por meio do Face ID ou sua impressão digital, pelo Touch ID.
Para compras online o site da loja precisa aceitar o Apple Pay como forma de pagamento. Faça a compra normalmente e na hora de pagar escolha a opção Pay. Sua digital irá confirmar o pagamento. Esta modalidade de pagamento pode ser feita usando o iPhone, o iPad ou mesmo o MacBook Pro, desde que tenham sensor de digital.
Se tudo der certo, a empresa do cartão aprova sua compra e pronto!

Segurança

A Apple garante que as compras e pagamentos feitos pelo Apple Pay são muito seguras. Isso porque cada compra ou pagamento gera um código de transação único.
Esse código garante que os dados do seu cartão não são armazenados no dispositivo ou nos servidores da Apple, nem são compartilhados com as lojas.