O que é VGBL?

Por Redação IQ 360

vgbl

O Vida Gerador de Benefício Livre – VGBL é um plano de previdência privada no qual o investidor acumula valores durante um prazo contratado, em geral por anos, e depois desse tempo passa a receber um valor mensal vitaliciamente ou durante um período estipulado na contratação.
É uma boa opção para quem quer garantir rendimentos para a aposentadoria. A vantagem é que é possível sacar o dinheiro antes do término do plano contratado e só incide a tributação do imposto de renda quando o investidor começar a receber os benefícios.
A previdência privada VGBL é indicada para quem busca uma renda extra. Com o VGBL não é preciso deduzir o valor pago no Imposto de Renda, sendo uma ótima opção para quem é isento ou para quem faz a declaração simplificada.

Como funciona

Ao optar por esta previdência privada, o cliente escolhe entre três planos diferentes: o Soberano, que faz investimentos em Títulos do Governo; a Renda Fixa, de Títulos do Governo e Títulos de Renda Fixa; ou o Composto, que tem 51% em renda fixa e 49% em renda variável (ações). É preciso também escolher se as contribuições serão mensais, semestrais ou anuais e qual o tamanho delas.
Com o plano contratado, a VGBL passa pela fase de acumulação, quando são só feitos investimentos, e em seguida pela fase em que o investidor começa a receber os rendimentos. O investidor também pode optar por sacar todo o valor acumulado de uma vez para gastar ou para reinvestir em outras opções do mercado.
Ainda existem opções de VGBL em que o investidor pode transferir os benefícios para outra pessoa após sua morte, no caso dos herdeiros legais.
Não há como prever o rendimento do VGBL, tudo depende da forma de administração do plano de previdência, dos rumos da economia e do plano escolhido.
As únicas desvantagens deste tipo de previdência privada são as taxas de carregamento e as taxas de administração. A taxa de carregamento, por exemplo, incide sobre cada contribuição, tendo o custo em média de 3% a 5%. Já a taxa de administração é anual e pode chegar a 4%.
Apesar de parecer uma opção mais cara de investimento, o plano de previdência privada se transforma em um seguro e uma escolha mais prática para se precaver de futuras dificuldades financeiras.
O VGBL, assim como o plano de previdência privada PGBL, pode ser contrato em bancos públicos e particulares, além de financeiras.