O que mais pesa na conta de energia da sua casa?

Por Redação IQ 360

o-que-pesa-mais-na-conta-energia

A conta de energia fica mais cara a cada dia. Seja por causa dos impostos, seja por causa da crise energética, no final das contas quem paga tudo é o consumidor.
Em períodos de seca a situação se agrava.  Que tal tomar algumas atitudes simples e ver o preço final da sua conta de energia cair?
Então fique atento ao que gasta mais em casa e confira essas dicas que vão te ajudar a economizar nas contas.

Geladeira

A geladeira, sem sombra de dúvidas, é a campeã no consumo de energia em casa, representando um gasto em média de 25% a 30% do valor da sua conta. Isso porque é o único eletrodoméstico da casa que precisa ficar ligado na tomada o tempo todo para funcionar.
Algumas dicas podem ajudar a reduzir o gasto.  A primeira coisa a fazer é deixar a geladeira em um local bem ventilado e não encostando em paredes ou móveis. Também é indicado deixar longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas.
Limpar e desgelar a geladeira com frequência também ajuda, além de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.
Lembra quando sua mãe dizia para guardar ou retirar alimentos e bebidas de uma vez para abrir a porta da geladeira o menos possível? Então, ela estava coberta de razão: isso realmente ajuda a economizar energia.

Chuveiro Elétrico

Com certeza este é o segundo maior gastador de energia da casa. Representa de 25% a 35% do valor da sua conta. A dica para economizar é colocar o chuveiro na posição verão. Essa ação simples gera uma economia de até 30% na conta de energia. Ah, limpar os orifícios de saída de água do chuveiro também ajuda.

Lâmpadas

As lâmpadas estão em terceiro lugar no consumo de energia, representando gasto de 15% a 25% do valor da sua conta de luz. Para economizar prefira lâmpadas de LED ou fluorescentes, que iluminam melhor, duram mais e consomem menos energia.

Ar condicionado

Esse é um belo gastador de energia, representando até 15% do valor da conta de luz. Ao limpar periodicamente os filtros você pode economizar muito, porque a sujeira impede a livre circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar dobrado.  Lembre-se de desligar o aparelho quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.  Veja aqui o que vale mais a pena, ar-condicionado ou ventilador.

Máquina de lavar roupa

Por incrível que pareça, a máquina de lavar não é a grande vilã no gasto de energia doméstica. Representa apenas 3% do valor da sua conta. Mas nem por isso é preciso deixar de economizar.
A dica de economia é usar a máquina sempre com a capacidade máxima, limpar o filtro e usar a dosagem correta de sabão indicada pelo fabricante. Esta última observação é importante para que você não tenha que repetir a operação de enxaguar, que gasta mais energia.

Ferro elétrico

O ferro de passar não é o grande gastador, ficando com 6% da sua conta. Mas economizar é sempre bom.  A dica é acumular o maior número de roupas, isso para ligar o ferro o mínimo de vezes possível. Comece a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas e continue para as roupas que precisam de mais calor. Geralmente os ferros automáticos já têm o indicador de temperatura para cada tipo de tecido.