4 dicas para ser promovido no trabalho

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Mérito não basta para conseguir a promoção
  2. Faixa salarial do novo cargo
  3. Tempo de casa conta?
  4. Alinhe as expectativas

A sua atuação na empresa vem melhorando nos últimos anos. Desde que entrou, o seu salário inclusive já aumentou algumas vezes, mas o seu objetivo não para por aí. Depois de apresentar ideias elogiadas em novos projetos, substituir o chefe em reuniões da diretoria e fazer horas extras, está na hora de toda essa dedicação ser recompensada e você ganhar uma promoção, certo? Depende.

A promoção tão almejada não está apenas relacionada com o seu desempenho, embora ele seja fundamental nesse processo. Às vezes o momento atual da empresa não permite que um funcionário vire gerente ou diretor da noite para o dia. Mas se as condições estão favoráveis, algumas dicas podem ajudar a colocar uma lupa na sua atuação e verificar se, de fato, agora é a hora de ser promovido e tentar marcar uma reunião com o seu chefe.

Confira algumas dicas dos especialistas:

Mérito não basta para conseguir a promoção

Ao analisar os últimos 12 meses, você conseguiu verificar que a situação financeira da empresa é estável, mesmo diante de uma crise grave na economia do país. Ao olhar o seu holerite, várias horas extras se acumulam, o que só comprova que você nem lembra mais como era sair no horário normal. Os projetos estão dando certo e tudo caminha bem. Mas será que a empresa poderá arcar com uma promoção para você? O que ela vai ganhar com isso, afinal? Na hora de conversar com o seu chefe, mostre de forma clara e objetiva como você pode contribuir ao mudar de posição na empresa.

Faixa salarial do novo cargo

Fazer o dever de casa e pesquisar quanto o mercado está remunerando profissionais na função que você almeja é essencial. Um bom salário está diretamente relacionado aos resultados que o funcionário vai entregar para a empresa.

Tempo de casa conta?

É comum as pessoas acreditarem que muitos anos trabalhando na mesma empresa é motivo natural ou automático para uma promoção de tempos em tempos. No passado, talvez essa fidelidade de fato ajudasse. No mundo corporativo atual, isso não é garantia de promoção, tanto que a contratação de novos gerentes e diretores é constante. Ou seja, não é obrigatório seguir um plano de carreira dentro da empresa para alcançar altos postos. Esse movimento ocorre, cada vez mais, de empresa para empresa. Mas claro que você pode e deve demonstrar que é competente para subir de cargo e que isso vai ser mais vantajoso do que buscar um funcionário de alto escalão no mercado.

Alinhe as expectativas

Se você conseguiu convencer o seu chefe que todo o empenho foi válido, que os cursos de pós-graduação e de idiomas vão contribuir para a sua nova função e o novo salário já foi acordado, é bom pensar em alinhar as expectativas de vocês.

Não é raro encontrar profissionais que só pelo fato de serem promovidos também acreditem que terão uma equipe e novos recursos à disposição. Geralmente, os degraus vão surgindo aos poucos e caberá a você buscar tudo o que vai precisar para entregar melhores resultados do que antes. Converse francamente com o seu chefe para que nada fique perdido pelo caminho.