Perdi a comanda da balada: e agora?

Por Emily Moura

A comanda serve para registrar tudo o que você consumiu durante o período em que esteve em um estabelecimento. Na balada, em restaurantes ou bares é comum encontrar principalmente comandas de papel, onde o atendente escreve os itens consumidos, ou eletrônicas que registra seu consumo por código de barras. Mas independente do formato, uma coisa que pode acontecer com qualquer um de nós, é perder a comanda.

Imagine que você aproveitou a noite na balada com os amigos e na hora de fechar a conta percebe que perdeu sua comanda. É comum que você se desespere, até porque, muitos estabelecimentos avisam que em caso de perda da comanda, uma multa será cobrada. Calma, nós preparamos um artigo para você esclarecer toda essa situação, pagar apenas o que consumiu e exigir seu direito de consumidor.

O que fazer quando perder a comanda da balada?

Segundo o código de defesa do consumidor, o estabelecimento deve se responsabilizar pelo controle do consumo dos clientes. Ou seja, é ilegal que a organização da balada cobre qualquer valor de multa pela perda da comanda, pois o controle do que foi vendido deve ser deles.

Se você perdeu sua comanda, dirija-se imediatamente ao caixa e explique a situação. Se a balada estiver alinhada com os direitos do consumidor, será muito mais fácil dialogar e pagar apenas o que você consumiu. É importante ser honesto e falar todos os produtos que você comprou, assim nem você e nem o estabelecimento ficam no prejuízo.

Mas é muito provável que o gerente da balada queira cobrar a multa mesmo depois que você exigir seus direitos de consumidor. Se isso acontecer você tem duas alternativas:

  • Ligar para a polícia: se o diálogo não funcionar, ligue para a polícia (190). Como cobrar multa é uma prática ilegal, logo a situação será resolvida com um boletim de ocorrência.
  • Recorrer à justiça: se você preferir não acionar a polícia na hora, pode pagar a multa. Mas, peça a nota fiscal para recorrer na justiça e obter o ressarcimento.

Essas dicas são válidas para qualquer estabelecimento que use comandas. É muito importante saber seus direitos de consumidor para evitar sair no prejuízo em situações como esta.