Planilha de gastos: saiba como usar para controlar sua vida financeira!

Índice de Conteúdomenu

  1. Por que usar uma planilha para controlar os gastos?
  2. Como usar a planilha de orçamento?

Você tem dificuldades em organizar o seu orçamento? Não sabe para onde vai todo o seu dinheiro? Está sobrando mês no seu salário? Se a resposta foi sim para alguma dessas perguntas, está na hora de você começar a se organizar financeiramente. Usar uma planilha para controlar os gastos é uma ótima opção se você quer se planejar.

Por que usar uma planilha para controlar os gastos?

Ter uma planilha para controle de gastos é importante por dois motivos: primeiro para organizar as suas finanças e segundo para planejar melhor o que fazer com o seu dinheiro.

A melhor forma de controlar suas finanças é monitorá-las de perto. Por isso, é importante saber exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta.

Com a planilha é possível visualizar todos os seus gastos de forma prática e intuitiva. Assim fica mais fácil perceber o que está sendo gasto desnecessariamente. Com um orçamento controlado, também é possível planejar uma reserva financeira para casos de emergências e investir uma parte do seu dinheiro para realizar aqueles sonhos que tanto planejou, mas nunca saíram do papel.

No entanto, não basta apenas ter uma planilha, preencher uma vez e nunca mais olhar. Para que a planilha seja eficiente é preciso que você a mantenha sempre atualizada, pois só assim poderá acompanhar mês a mês a evolução do seu patrimônio.

Como usar a planilha de orçamento?

Nós, do IQ360, preparemos uma planilha para te ajudar nessa missão de organizar e planejar melhor o seu orçamento. Baixe aqui.

A planilha funciona assim: depois de baixar, você deve preencher a partir da seta verde em “comece a preencher aqui”. A parte superior da planilha será calculada com base nos dados que você forneceu, então deixe-a em branco.

Pois bem, na área destinada a receitas adicione todo o valor que recebe no mês, seja o seu salário, bonificações, renda extra, rendimentos ou qualquer outro tipo de renda. Ao final, todas as receitas serão somadas.

Na parte de despesas, preencha todos os seus gastos. As despesas fixas estão organizadas por categorias (habitação, saúde, transporte, pessoais e educação) o que também facilita na hora de visualizar a distribuição do seu orçamento. Lembre-se de colocar não somente os gastos fixos, mas também os gastos variáveis, como presentes, reformas na casa, manutenção do veículo, etc.

Tome cuidado na hora de preencher para não se esquecer de nenhuma despesa, pois isso prejudicará a veracidade das informações e você vai ter dificuldade em saber com o que exatamente está gastando.

Depois de preencher todas as suas receitas e despesas, retorne a parte superior em “resumo” e você visualiza o quanto ganhou no mês, o quanto gastou, o que sobrou, e o quanto esse dinheiro está rendendo (caso esteja investido) e ao final há o saldo acumulado.

Na segunda aba do excel há um gráfico em que você pode acompanhar a sua projeção de ganhos ao longo dos meses. Já na terceira aba há um gráfico de pizza em que mostra com o que você mais gasta e uma tabela com os valores de suas despesas. Tanto o gráfico quanto a tabela te ajudam a visualizar melhor o destino do seu dinheiro. Essas duas abas não são para preenchimento, são ferramentas para acompanhar o seu orçamento financeiro mês a mês.

Vale a pena experimentar a planilha de orçamento por alguns meses e avaliar se o seu controle financeiro será mais eficiente. Confira também 5 dicas para organizar a sua vida financeira.

*Se você sentir necessidade de alterar o formato da planilha basta seguir os comandos revisão -> protejer planilha. A senha que será solicitada é “planilhaiq”.