Os 4 melhores bairros para morar em Porto Alegre

Por Redação IQ 360

Fundada em 1772, Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul – é banhada pelas águas do Guaíba, cuja classificação como rio ou lago gera controvérsias. Com grande importância ambiental, econômica e histórica, o Guaíba é alimentado pelos rios Jacuí, Sino, Caí e Gravataí e tem um dos mais belos e famosos pôr do sol do país.
Apesar de famosa pelo frio, a cidade tem um verão extremamente quente e abafado. A temperatura anual varia entre 10ºC e 30ºC. Com quase 1,5 milhão de habitantes, a capital gaúcha é dividida entre 81 bairros. Confira a seguir alguns dos melhores para morar.

Petrópolis

Bairro nobre de Porto Alegre, o Petrópolis é um dos mais seguros e calmos. Perto da região central, combina o melhor da tranquilidade e praticidade. Bem arborizado, possui oito praças, o complexo esportivo Grêmio Náutico União, Clube Atlético Colonial e o Petrópolis Tênis Clube. A principal via é a Avenida Protásio Alves, uma das mais importantes da cidade, que passa por três bairros e é a principal ligação entre eles e o centro da capital gaúcha.

Rio Branco

Um dos mais antigos e tradicionais da cidade, o Rio Branco é um bairro bem arborizado, com diversas opções de lazer como museus, bares, casas noturnas, além estar perto do  Parcão (como é conhecido o Parque Moinhos de Vento), uma das principais áreas verdes da capital. Abriga algumas das escolas mais famosas da cidade e fica próximo aos hospitais Fêmina e ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.

Jardim Botânico

Criado na década de 1970, como o próprio nome diz o bairro abriga o Jardim Botânico da cidade. Considerado uma das melhores áreas para se viver em Porto Alegre, certamente uma das mais seguras, é uma região bem arborizada, com boa infraestrutura urbana e fácil acesso ao Hospital São Lucas e ao Bourbon Shopping Ipiranga. A principal via é a Avenida Ipiranga, que liga o bairro às outras áreas da cidade.

Moinho de Vento

Atualmente com condomínios residenciais de alto padrão, o bairro é um dos mais históricos, charmosos e nobres da cidade. Inicialmente habitado por imigrantes portugueses que instalaram os moinhos que dão nome ao bairro, tornou-se uma das áreas mais modernas de Porto Alegre. Próximo ao Centro, tem boa infraestrutura urbana, abriga o Moinhos Shopping e o Parcão, como é conhecido pelos gaúchos o Parque Moinhos de Vento, um dos maiores da cidade.