4 melhores bairros para morar em Porto Velho

Por Redação IQ 360

Ás margens do Rio Madeira, Porto Velho foi fundada em 1907 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Esse acesso foi feito pela companhia americana Madeira Mamoré Railway Company e tinha o objetivo de dar vazão à borracha produzida na região para a Europa e Estados Unidos. Atualmente desativada, é possível conhecer mais sobre a história da ferrovia no Museu Ferroviário, que fica às margens do Rio Madeira, localizado na região central.
Porto Velho é uma das cidades com economia mais crescente do país, impulsionada pela construção de hidrelétricas e instituições de ensino. Segundo o Censo do IBGE, ela é a mais populosa do estado da Rondônia, com cerca de 519 mil habitantes, e uma das mais populosas da região Norte.
Tornou-se capital de Rondônia apenas em 1943, quando da criação do Território Federal do Guaporé. Em região de Floresta Amazônica, a cidade tem o clima úmido e quente, com temperatura anual que varia entre 21ºC e 34ºC.
É a capital brasileira com maior área territorial e a única a fazer fronteira com outro país, a Bolívia. Tem o 4º maior PIB da região Norte, atrás apenas de Manaus, Belém e Parauapebas. Confira a seguir alguns dos melhores bairros para morar em Porto Velho.

Caiari

Com localização estratégica, está bem no meio da região central da cidade, rodeado de boa infraestrutura urbana e ao lado das margens do Rio Madeira. O bairro mais antigo da cidade foi o primeiro conjunto habitacional do país, criado por Aluísio Ferreira, primeiro governador do Território Federal do Guarporé, que nacionalizou a ferrovia Madeira-Mamoré e quis construir casas de alto padrão para abrigar diretores e engenheiros da empresa.

Olaria

Próximo à região central, o bairro faz divisa com Caiari, Pedrinhas e Arigolândia. Recebeu esse nome porque entre as ruas Gonçalves Dias e Álvaro Maia antes havia a olaria da cidade de Porto Velho, uma grande ceramista.

Arigolândia

Ás margens do Rio Madeira, está bem próximo ao centro da cidade, o que garante fácil acesso a variadas opções de comércios e serviços. A região antigamente foi habitada pelos soldados da borracha, brasileiros convocados e enviados por Getúlio Vargas para proteger a fronteira e extrair a borracha durante a 2ª Guerra Mundial, que era vendida para a fabricação de artefatos de guerra. Essas pessoas, na maioria nordestinos, eram conhecidas por “arigós”, daí o nome Arigolândia.

Embratel

Um dos melhores bairros para se morar na capital, está próxima ao shopping da cidade, o Porto Velho Shopping, e da Avenida Pinheiro Machado, uma das mais importantes. Esta via também é conhecida como “calçada da fama” e possui diversos bares, restaurantes e baladas para quem gosta de curtir uma vida noturna mais agitada.