Quais são os melhores bairros para morar em Porto Velho?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Caiari
  2. Olaria
  3. Arigolândia
  4. Embratel

Ás margens do Rio Madeira, Porto Velho foi fundada em 1907 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Esse acesso foi feito pela companhia americana Madeira Mamoré Railway Company e tinha o objetivo de dar vazão à borracha produzida na região para a Europa e Estados Unidos. Atualmente desativada, é possível conhecer mais sobre a história da ferrovia no Museu Ferroviário, que fica às margens do Rio Madeira, localizado na região central.

Porto Velho é uma das cidades com economia mais crescente do país, impulsionada pela construção de hidrelétricas e instituições de ensino. Segundo o Censo do IBGE, ela é a mais populosa do estado da Rondônia, com cerca de 519 mil habitantes, e uma das mais populosas da região Norte.

Tornou-se capital de Rondônia apenas em 1943, quando da criação do Território Federal do Guaporé. Em região de Floresta Amazônica, a cidade tem o clima úmido e quente, com temperatura anual que varia entre 21ºC e 34ºC.

É a capital brasileira com maior área territorial e a única a fazer fronteira com outro país, a Bolívia. Tem o 4º maior PIB da região Norte, atrás apenas de Manaus, Belém e Parauapebas. Confira a seguir alguns dos melhores bairros para morar em Porto Velho.

Caiari

Com localização estratégica, está bem no meio da região central da cidade, rodeado de boa infraestrutura urbana e ao lado das margens do Rio Madeira. O bairro mais antigo da cidade foi o primeiro conjunto habitacional do país, criado por Aluísio Ferreira, primeiro governador do Território Federal do Guarporé, que nacionalizou a ferrovia Madeira-Mamoré e quis construir casas de alto padrão para abrigar diretores e engenheiros da empresa.

Olaria

Próximo à região central, o bairro faz divisa com Caiari, Pedrinhas e Arigolândia. Recebeu esse nome porque entre as ruas Gonçalves Dias e Álvaro Maia antes havia a olaria da cidade de Porto Velho, uma grande ceramista.

Arigolândia

Ás margens do Rio Madeira, está bem próximo ao centro da cidade, o que garante fácil acesso a variadas opções de comércios e serviços. A região antigamente foi habitada pelos soldados da borracha, brasileiros convocados e enviados por Getúlio Vargas para proteger a fronteira e extrair a borracha durante a 2ª Guerra Mundial, que era vendida para a fabricação de artefatos de guerra. Essas pessoas, na maioria nordestinos, eram conhecidas por “arigós”, daí o nome Arigolândia.

Embratel

Um dos melhores bairros para se morar na capital, está próxima ao shopping da cidade, o Porto Velho Shopping, e da Avenida Pinheiro Machado, uma das mais importantes. Esta via também é conhecida como “calçada da fama” e possui diversos bares, restaurantes e baladas para quem gosta de curtir uma vida noturna mais agitada.