4 dicas para não procrastinar no home office

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Levante sempre na mesma hora
  2. Respeite sua lista de tarefas
  3. Defina prazos curtos
  4. Desative notificações e evite interrupções

Você faz home office e vive atrasando suas tarefas? Deixar para amanhã ou para a semana que vem o que poderia ter sido feito ou entregue antes é típico da verdadeira procrastinação. Ninguém está livre dela, nem mesmo quem é mais pontual ou organizado, garantem os especialistas. Isso porque as tarefas que somos obrigados a executar nem sempre são realizadas exatamente no momento previsto. Se fosse algo prazeroso, não levaríamos tanto tempo e nem exigiria esforço algum.

Para os profissionais que fazem home office, a disciplina para não procrastinar precisa ser ainda maior. Como muitos não têm um chefe cobrando a todo minuto e as distrações são uma verdadeira tentação, é melhor ficar de olho para não perder prazos importantes. Lá na frente, no final do mês, o resultado pode ser o adiamento daquele pagamento que você estava esperando para quitar dívidas.

Confira algumas dicas para fugir da procrastinação nossa de todos os dias:

Levante sempre na mesma hora

Organizar o seu dia como se fosse uma jornada normal de trabalho fora de casa é essencial para manter um ritmo produtivo e dentro dos prazos. Acione o despertador do celular para acordar sempre na mesma hora. Se aqueles minutinhos a mais são indispensáveis, ative uma segunda chamada diária para levantar definitivamente, com outra música mais animada. Não caia na tentação de ficar ainda mais na cama só porque o computador está logo ali na sala. Use o tempo que levaria no deslocamento até a empresa para fazer alguma atividade física na rua ou na academia, ou para ler as notícias.

Respeite sua lista de tarefas

Manter uma lista de tarefas diária e para os próximos dias é fundamental para profissionais autônomos. Se você elencou algo muito importante para começar a sua jornada de hoje, comece logo. Afinal, ela já deveria ter sido feita, então não há mais tempo a perder.

Defina prazos curtos

De nada adianta receber um prazo de 10 ou 20 dias para entregar um trabalho se você sabe que vai acabar deixando para a última hora, mesmo que aquele cliente seja o mais exigente.  Defina novos prazos para você mesmo, diminuindo o período para a elaboração. Tente desmembrar as etapas e organize uma planilha diária de progressos. Entregar no prazo e com boa qualidade vai fazer toda a diferença, principalmente se você pretende continuar trabalhando para essa empresa.

Desative notificações e evite interrupções

Nem sempre é possível ficar totalmente longe da internet por longas horas, o que permitiria avançar no desenvolvimento de projetos que exigem maior concentração. Mas se você desativar as notificações desnecessárias, daqueles aplicativos que só vai utilizar raramente, já é uma ajuda e tanto para evitar a procrastinação. Organize seus horários para checagem de mensagens e e-mails, feche as páginas de redes sociais e desista de acompanhar as atualizações constantes de pessoas que você nem conhece pessoalmente. Se as interrupções da família e dos amigos são constantes e atrapalham a sua concentração, converse com eles e explique a situação de maneira clara e objetiva. Peça ajuda se achar que eles também podem ajudar a evitar a perda de foco.