5 dicas para deixar de procrastinar no trabalho

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Levante na hora certa
  2. Siga sua lista de tarefas
  3. Defina prazos curtos
  4. Ative alertas sonoros
  5. Organize seu espaço

Procrastinar é tão comum que mesmo quem não está muito habituado a usar esse verbo sabe o que ele significa na prática, no dia a dia. Ir adiando aquela tarefa no trabalho até chegar o prazo final de entrega é uma das mais recorrentes. Mesmo quem ganha prêmios de produtividade sabe do que se trata e já viveu momentos assim. Afinal, nem sempre estamos dispostos a fazer tudo exatamente quando alguém determinou ou até quando nós mesmos estabelecemos o momento ideal, não é verdade?

Os especialistas lembram que a procrastinação geralmente ocorre com aquilo que somos obrigados a executar. Se fosse algo prazeroso, faríamos o mais rápido possível, sem qualquer demora ou definição de prazo. Mas se é necessário entregar aquela planilha, fazer o relatório ou o projeto, e organizar uma reunião, é porque temos essa missão dentro de um sistema organizado e alguém depende de nós para que ele continue funcionando.

Confira algumas dicas para fugir da tentação ou minimizar a pequena procrastinação de todos os dias:

Levante na hora certa

Use a tecnologia a seu favor. Coloque o celular para despertar duas vezes, com sons diferentes: a primeira para você acordar e a segunda para levantar. Escolha uma música animada para se livrar dos cobertores. Deixe para verificar as notificações e primeiras notícias do dia só depois de tomar o café da manhã.

Siga sua lista de tarefas

Se você conseguiu se organizar no dia anterior e preparou uma agenda de tarefas para executar logo nas primeiras horas, comece logo pelas mais complicadas. Lembre-se que algumas delas já deveriam ter sido feitas antes, então o prazo é hoje mesmo.

Defina prazos curtos

De nada adianta receber 10 ou 20 dias para elaborar aquele projeto se você vai deixar para a última hora. Tente desmembrar as etapas e organize uma planilha diária de progressos. Se não funcionar, peça para algum colega ou superior diminuir o seu prazo de entrega, assim, você terá mais alguns dias para revisar tudo no tempo real extra.

Ative alertas sonoros

Assim como usamos o celular para acordar, o despertador pode ser um ótimo aliado para quem precisa de avisos mais insistentes para começar uma tarefa. Depois de fazer uma lista de atividades, estabeleça o horário para realizar as mais importantes e ative o despertador indicando o que ficou previsto. Também existem aplicativos específicos para motivar os procrastinadores mais resistentes. Tente encontrar o que mais se adéqua ao seu cotidiano.

Organize seu espaço

Algumas pessoas demoram para começar uma tarefa porque não conseguem nem visualizar onde ficou aquele balanço do ano passado que ajudaria a fazer a atualização deste ano. Mantenha a sua mesa com poucos papeis e objetos, elimine tudo o que já foi usado e deixe ao alcance da mão aquilo que tem certeza que vai precisar durante a semana. O mesmo vale para os seus arquivos digitais. Se não conseguir responder em um minuto o motivo daquela pasta ainda estar ali, livre-se logo dela.