Tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday

Por Maria Teresa Lazarini

quando-e-a-black-friday

Para aliviar o estresse que vem junto com o fim de ano, muitas lojas participam do evento mais esperado no mundo das compras: o Black Friday. No mês de novembro, lojas online e físicas decidem baixar os preços drasticamente durante uma sexta-feira – muitas estedem a promoção para o mês de novembro inteiro.

Para você ter uma ideia da grandiosidade desse evento, só em 2017 a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões em vendas no Brasil. A expectativa é que, neste ano, o faturamento cresça 15%, de acordo com pesquisa da Ebit|Nielsen.

Dia da Black Friday 2018

Neste ano, a Black Friday vai acontecer no dia 23 de novembro de 2018, na 4ª sexta-feira do mês. Mas é bom ficar atento porque muitas lojas começaram o mês com diversos descontos para os clientes.

Lojas que já estão na Black Friday

Felizmente, a moda da Black Friday pegou e algumas lojas decidiram começar a corrida de promoções muito antes do dia 23 de novembro. Veja a seguir as principais lojas que já participam da Black November:

VESTUÁRIO – Se você está interessado em roupas, acessórios e calçados, você já consegue aproveitar promoções de algumas lojas para dar aquela tapeada no visual, como as ofertas da Netshoes, Zattini e Dafiti, por exemplo.

VIAGENS – Já que novembro é pertinho das férias escolares, muitas agências e companhias de viagens aproveitam a Black Friday para oferecer descontos em pacotes, passagens e hospedagens. Atualmente, a Submarino Viagens e a CVC são as principais plataformas que já estão na Black November.

ELETRÔNICOS – Lojas como o Pontofrio, Americana e Amazon já estão participando da Black November com descontos de brilhar os olhos. A loja Trocafone, portal de venda de celulares usados, também já está dentro da jogada.

ELETRODOMÉSTICOS – Está precisando trocar de geladeira? Aproveite esse mês para renovar sua casa com as promoções que lojas como Walmart e Ponto Frio estão oferecendo.

LIVROS – O setor de livros e filmes participa em peso da Black November. A gigante Amazon, por exemplo, já está oferecendo livros com até 80% de desconto! Além dela, também vale a pena conferir as promoções na Submarino.

Dicas essenciais para comprar na Black Friday

A Black Friday é o momento ideal para você descolar os melhores descontos para comprar aquilo que deseja. Mas não se perca na euforia das compras! Antes de entrar de cabeça da Black Friday, é bom conferir algumas dicas para não ter futuras preocupações – seja com golpes ou futuras dívidas.

  1. Cheque o Selo de segurança da Black Friday – A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um selo oficial que identifica e evita a estratégia de preços falsos que algumas lojas utilizam para simular descontos. Por isso, as lojas que possuem este selo já foram verificadas em uma inspeção contra fraudes ou irregularidades durante a Black Friday e você pode comprar tranquilo.
  2. Aproveite para fazer as compras de Natal – Usando a data do Black Friday para fazer compras de Natal, você consegue adiantar todos os gastos que teria no final do ano por um preço mais em conta. Isso acaba diminuindo bastante as chances de você cair em dívidas no final do ano ou de gastar todo o seu décimo terceiro de uma vez só.
  3. Faça uma lista de desejos – Com tantas ofertas disponíveis, é muito fácil cair na tentação de comprar coisas que não precisamos e assim cair em grandes dívidas. Para evitar esse mal planejamento financeiro, vale a pena montar uma lista com os itens que você deseja comprar e com o limite de preço que você pode pagar para cada um.
  4. Saiba quais sites são perigosos – Não se deixe enganar por uma promoção imperdível: muitos sites se aproveitam da Black Friday para aplicar golpes financeiros nos clientes. Para não cair neste tipo de cilada, vale a pena conferir a lista feita pelo Procon de sites que devem ser evitados.