Quanto custa fazer Arquitetura em faculdade particular?

Por Redação IQ 360

Arquitetura é um curso que nunca sai de moda. Entra ano, sai ano, o número de estudantes interessados em uma carreira ligada aos projetos e desenhos das edificações e o urbanismo se mantém estável. Mesmo em tempos em que a crise atinge o setor imobiliário, os arquitetos continuam em alta, seja para novas construções seja para reformas de espaços públicos ou privados.

O custo das faculdades é bastante variável em todo o Brasil. Nas instituições particulares, há uma ampla oferta desde os anos 1980 e o preço para o aluno depende também de quanto a universidade resolve investir em equipamentos, especialmente agora com a disponibilidade de softwares digitais. Os especialistas apontam que as mensalidades mais baratas giram em torno de R$ 600,00, mas existem escolas de ponta que cobram cerca de R$ 4.000,00 pelo curso.

Segundo o Ranking Universitário Folha 2017 (RUF) – levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo sobre as melhores universidades do Brasil que analisa os cursos de acordo com a avaliação do mercado, a qualidade de ensino, a dedicação dos professores, entre outros quesitos –, a melhor faculdade particular de Arquitetura e Urbanismo do país é a da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O RUF analisa as universidades públicas e privadas de todo país e nós separamos as dez particulares mais bem avaliadas no curso de Arquitetura e Urbanismo. Confira:

  1. Universidade Presbiteriana Mackenzie
  2. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
  4. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  5. Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
  6. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)
  7. Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS)
  8. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  9. Universidade Paulista (UNIP)
  10. Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)