Quem é Carlos Alberto Sicupira?

Por Redação IQ 360

Carlos-Alberto-Sicupira

O carioca Carlos Alberto Sicupira é a quarta pessoa mais rica do Brasil e a 124ª do mundo, com uma fortuna estimada em $ 12 bilhões de dólares, de acordo com a Forbes, que divulgou o ranking em março de 2018.

Trajetória

É formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diplomado na Harvard Business School (Estados Unidos).
Jorge Paulo Lemann o convidou, em 1973, para trabalhar na corretora Garantia, junto com Marcel Herrmann Telles. O sucesso da corretora foi tão grande que a empresa comprou a varejista lojas Americanas em 1982. Em 1989 foi a vez de investir e comprar a Brahma, então maior fabricante de cerveja no Brasil.
Passados 10 anos, o grupo comprou a Antarctica e criou a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev).
Entusiasta do empreendedorismo, Sicupira trouxe para o Brasil o Instituto Empreender Endeavor, em 2000, uma entidade sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo em países em desenvolvimento.
Ainda no ano de 2000 a família Sicupira criou a Fundação Brava, entidade que investe em projetos para melhoria de gestão pública e de ONGs.  Também é um dos líderes da Fundação Estudar, focada no desenvolvimento de lideranças, junto com seus sócios e amigos Lemann e Telles.
Em 2004 o trio criou a 3G Capital, empresa especializada em private equity. A fama do grupo chegou até a Bélgica, dando origem à fusão com a produtora de cerveja Interbrew.
Com isso nasce a InBev, maior fábrica de cervejas do mundo. A InBev aumentou ainda mais a participação no mercado de bebidas comprando a Anheuser-Busch, fabricante da cerveja mais vendida dos Estados Unidos, a Budweiser, em 2008.
No ano de 2010 foi a vez do Burger King entrar para a carta de empresas da 3G. Em 2014 a private equity criou a Restaurant Brands International para administrar as marcas Burger King e Tim Hortons.  A rede de fast food Popeyes chegou em fevereiro de 2017 para fazer parte das empresas do grupo.
Em 2013 o fundo 3G Capital comprou, por US$ 28 bilhões, a Heinz. Esta aquisição foi uma parceria com o fundo de investimento americano Berkshire Hathaway, do bilionário americano Warren Buffett.
Além de ter sócios para compartilhar diversidade de crenças, visões diferentes e agregar conhecimentos e visões para maximizar as chances de sucesso de uma empresa, Sicupira acredita que de nada valem diplomas, certificados ou um excelente marketing pessoal se não houver resultados excepcionais. Para ele, a competência de um líder é comprovada pelos resultados que ele é capaz de apresentar.
Por isso, ele busca sempre os melhores para estar ao seu lado, sejam como os sócios, sejam como sua equipe. Ele afirma que trabalhar com pessoas talentosas é fundamental para chegar ao topo.
Por fim, Carlos Alberto Sicupira privilegia a simplicidade e o valor de tratar bem as pessoas. Ele acredita que todos devem ser tratados da mesma forma, sem distinção de cargo, salário ou grau de amizade. O que vale é tratar todos com respeito e igualdade.