Quem é Jorge Paulo Lemann?

Por Redação IQ 360

Jorge-Paulo-Lemann

Jorge Paulo Lemann é a pessoa mais rica do Brasil e a 29ª mais rica do mundo, de acordo com a lista da Forbes, divulgada em março de 2018. A fortuna de Lemann é de aproximadamente $ 27,4 milhões de dólares.
Lemman é um dos fundadores do 3G Capital, fundo que hoje tem o controle de grandes companhias como a Kraft Heinz, o Burger King e a maior cervejaria do mundo: a AB InBev, fabricante das cervejas Brahma, Skol e Antártica.
Seu estímulo sempre foi a perspectiva de desenvolver projetos à longo prazo, somados a habilidade de identificar e moldar bons profissionais. O sucesso só aconteceu porque Lemann sempre acreditou que quem faz uma empresa são as pessoas.

Trajetória

Carioca, ex-jogador profissional de tênis e amante de surf, o empresário teve como grande incentivadora sua mãe, que o estimulou a grandes ambições como meta de vida. Ele conseguiu ingressar no curso de economia na universidade americana de Harvard em 1961.
Voltando ao país, no início dos anos 60, montou uma financeira e, apesar de todo o conhecimento de Harvard, foi à falência. Ele tinha 2% do capital societário da Invesco, empresa especializada na concessão de crédito que quebrou em 1966, quando ele tinha 27 anos.
Mas ele levantou do tombo, e montou em sociedade com Marcel Telles e Beto Sicupira, o Banco Garantia, no ano de 1971.
Focado exclusivamente na conquista de resultados, a nova empresa crescia a passos largos e ao longo de 20 anos muito produtivos rendeu muito dinheiro para os sócios. Com esse dinheiro Lemann começou a investir em outras áreas, como na rede varejista Lojas Americanas e a cervejaria Brahma.
Nos anos 90, a crise asiática fez com que o banco sofresse uma decaída. Acostumados a ter resultados rápidos, os sócios decidiram então vender o banco.
Em 1993 fundou, com seus atuais sócios, o GP Investimentos, sendo o private equity pioneiro no Brasil. Eles compravam empresas com dificuldades, melhoram a gestão operacional e financeira, para depois vendê-las. GP teve participação expressiva em empresas como Telemar, Gafisa e América Latina Logística.
Em 2003 os sócios venderam parte de GP Investimentos para os funcionários e no ano seguinte fundaram a 3G Capital. No mesmo ano, a Ambev e a belga Interbrew anunciaram fusão, formando a InBev
No ano de 2010 a 3G comprou o Burger King e quatro anos depois criou o Restaurant Brands International, que cuida das marcas Burger King e Tim Hortons.
Em fevereiro de 2017 a 3G comprou mais uma rede de fast food, a Popeyes
Lemann foi acionista da Gilette e Procter&Gamble. Foi quando conheceu Warren Buffett, seu futuro sócio na Kraft Heinz Company.
Em 2013 o fundo 3G Capital adquiriu a Heinz por US$ 28 bilhões. A ação contou com a parceria do fundo de investimento americano Berkshire Hathaway, do bilionário americano Warren.
Também é acionista de outros fundos de investimentos que comandam empresas brasileiras tradicionais. Entre elas estão, Submarino, América Latina Logística e São Carlos Empreendimentos Imobiliários.