Quais são os melhores bairros para morar em Recife?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Jaqueira
  2. Casa Forte
  3. Várzea
  4. Tamarineira
  5. Boa Viagem

Conhecida como a “Veneza Brasileira”, Recife é uma das cidades mais antigas do país. Fundada pelos portugueses em 1537, foi invadida pelos holandeses em 1630. A cidade ficou sob domínio holandês por 24 anos, até que foram expulsos em 1654 por brasileiros e portugueses, na segunda Batalha dos Guararapes.

Atualmente, a capital pernambucana é a 9ª maior capital do país, reconhecida por sua qualidade de vida, polo tecnológico, força histórica e belas paisagens naturais. Com mais de 1,5 milhão de habitantes e 94 bairros, a cidade tem um verão longo e inverno morno, com temperatura anual que varia entre 23ºC e 31ºC.

Conheça a seguir os melhores bairros para morar em Recife.

Jaqueira

Bairro da zona norte, é um dos mais charmosos e nobres da cidade. Tem as ruas bem arborizadas e uma localização estratégica próxima de boas escolas, supermercados e outras opções de comércios e serviços. Além disso, abriga um parque de mesmo nome, com 70 mil m² e diversas áreas de lazer.

Casa Forte

Um dos locais mais arborizados de Recife, o Casa Forte é um bairro bastante tradicional e valorizado, com forte memória histórica e construções que remontam ao período colonial. É um lugar tranquilo para se viver e possui boa infraestrutura urbana, próximo de bares e restaurantes e do Santana, um dos principais parques urbanos da capital, ao lado do rio Capibaribe, ideal para passeios e a prática de atividades físicas ao ar livre.

Várzea

Segundo maior bairro recifense, o Várzea é caracterizado por seus prédios baixos, com média de seis andares. Abriga a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e está próximo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), portanto é um bairro que concentra muitos estudantes. Cortada pelo rio Capibaribe, a região tem forte presença da natureza e muitas atividades culturais, como o Instituto Ricardo Brennand (museu de artes) e a Escola Municipal de Artes João Pernambuco. A infraestrutura urbana é marcada principalmente pela presença de terminais de ônibus integrados com a região metropolitana do Recife.

Tamarineira

Rodeado de áreas verdes, o Tamarineira é reconhecido principalmente por abrigar o Hospital Ulysses Pernambuco, também conhecido como Hospital Tamarineira, referência no tratamento de doenças psiquiátricas.

Boa Viagem

Bairro mais famoso da cidade, Boa Viagem é cortado pela Avenida Beira Mar, que conta com pistas de cooper, ciclovias e quadras esportivas. Abriga uma das praias urbanas mais bonitas do país e oferece uma ótima infraestrutura de serviços, com hospitais, escolas, bancos, bares, teatros, restaurantes e o Shopping Recife. Boa Viagem também é um dos locais mais seguros da capital e está há apenas 15 minutos do aeroporto, além de ser atendido pelo metrô e diversas linhas de ônibus.