Os 4 melhores bairros para morar em São Luís?

Por Redação IQ 360

São Luís, no Maranhão, é uma das capitais mais multiculturais do país. Inicialmente uma área povoada por tribos indígenas, foi colonizada e fundada por franceses em 1612, retomada pelos portugueses três anos depois, e invadida por holandeses em 1640. Essa mistura de povos se reflete na arquitetura e manifestações culturais da cidade.
Segundo censo do IBGE, São Luís é o 15º município mais populoso do país, somando mais de 1 milhão de habitantes. Com temperaturas que variam entre 25ºC e 32ºC ao longo do ano, está localizado no único estado do Nordeste brasileiro com presença do bioma da floresta Amazônica, além de possuir o segundo maior litoral do país.
Oficialmente com 38 bairros, São Luís possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Além do famoso centro histórico, a cidade também possui praias e uma vida noturna agitada. Confira a seguir os melhores bairros para se viver na capital do Maranhão:

Renascença

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o bairro Renascença tem o melhor índice de desenvolvimento humano da cidade. Renda e educação estão entre os quesitos analisados, além de longevidade e saúde. Localizado em uma das margens do Lago de Jansen, o bairro é relativamente novo, tem um perfil mais corporativo e é uma das regiões mais nobres da cidade.

Cohab

O Cohab também é uma boa opção de moradia, próximo a comércios, escolas e o shopping Rio Anil. Originalmente parte de um projeto de conjunto urbano idealizado pela Companhia de Habitação do Maranhão, mas que acabou se tornando um conglomerado chamado Cohab Anil com os conjuntos I, II, III e IV. Localizado em uma das regiões mais valorizadas, fica próximo à avenida Jerônimo de Albuquerque, uma das mais importantes da capital.

Cohama

Com belas casas, o Cohama apresenta boa infraestrutura, com um terminal de integração urbano de ônibus, comércio variado, supermercados e acesso rápido às praias da cidade. O nome é uma abreviação de Cooperativa Habitacional do Maranhão, a principal avenida é a Daniel de La Touché, uma das mais conhecidas da cidade.

Cohafuma

Abreviação de Cooperativa Habitacional dos Funcionários da Universidade Federal do Maranhão, o bairro era destinado à moradia dos funcionários, como o próprio nome diz. Com ótima infraestrutura, fica perto da avenida Jerônimo de Albuquerque, onde está concentrado o comércio da região, com diversas opções de bens e serviços.