Como se exercitar gastando pouco?

Por Redação IQ 360

se-exercitar-gastando-pouco

Manter a saúde em meio à correria do dia a dia não é uma tarefa fácil. Além de todos os compromissos de trabalho e cuidados com a família, fazer exercícios regularmente é difícil, ainda mais se a mensalidade da academia cobra um reajuste anual exorbitante.
Quanto mais caro torna-se cuidar da saúde, maior é a chance de abandonarmos o hábito. O resultado acaba sendo o sedentarismo, a obesidade e outros problemas associados. Os médicos e os especialistas, no entanto, alertam que quem está realmente disposto a incluir os exercícios na rotina pode encontrar alternativas mais baratas. Confira algumas dicas:

Academias e planos de fidelidade

Se a sua academia está custando os olhos da cara, procure outras mais baratas em bairros vizinhos da sua casa ou do trabalho. Mas atenção: não vai adiantar fechar um plano em um local muito distante de você. Se você gosta da sua academia e não pretende abandoná-la por causa do preço, tente negociar descontos com a gerência.
Se não for possível, fala uma pesquisa na região e procure aquelas que oferecem planos de fidelidade anuais. Nos últimos anos, também surgiram redes nacionais, com filiais em várias regiões da cidade, do estado e do país. Ou seja, você pode aproveitar a unidade mais próxima de casa, do trabalho e ainda se for viajar para outra localidade.

Aluguel de bicicletas

Para quem não gosta de academias e mesmo assim gostaria de fazer um exercício diário, a dica é aproveitar as bicicletas por aluguel espalhadas pela cidade. Bike Itaú, Bike Bradesco ou Bike Yellow são alguns dos programas que oferecem as magrelas, com estações para retirada e entrega, a preços muito baratos.
Com isso, você consegue aliar o exercício físico ao transporte público também, fazendo uma parte do seu trajeto de bicicleta e o outro maior de ônibus ou metrô.

Aplicativos de caminhada e corrida

Para quem gosta de ter a tecnologia sempre por perto e acaba se motivando ao ver os resultados de um exercício físico na tela, o ideal é baixar aplicativos que medem os passos e a pulsação em uma caminhada ou corrida. Alguns deles medem até o consumo de oxigênio durante o exercício.
Da mesma forma, existem alguns apps que reúnem grupos de pessoas que querem se exercitar juntas. Encontrar essas pessoas para uma caminhada regular no parque também ajuda a manter o hábito e diminui os custos de mensalidade de uma academia.

Equipamentos nos parques

E por falar em parques, existem alguns que são muito bem servidos com equipamentos de ginástica mais simples, ideais para alongamentos. Aproveite aqueles que estão perto da sua casa, até mesmo em praças do bairro.