Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que vestir para uma entrevista de emprego
  2. O que falar durante a entrevista
  3. Como destacar seus pontos positivos

Depois de elaborar um currículo bem estruturado, há grandes chances de você ser convocado para uma entrevista com o recrutador e ficar mais perto de conseguir a vaga dos sonhos. É na fase da seleção que a empresa tem a oportunidade de te conhecer melhor e concluir se você é ou não a pessoa ideal para o trabalho.

Um levantamento feito com mais de mil gestores de RH nos Estados Unidos revelou que metade dos entrevistados leva cinco minutos para saber se o candidato é ou não indicado para a vaga. Mentir e atender ao telefone (ou enviar mensagens) durante o processo seletivo foram considerados os erros mais graves, que podem eliminar o concorrente, mesmo quando ele é o mais qualificado para o trabalho.

Para se sair bem, tente não ficar muito ansioso, o que pode deixar esse momento ainda mais tenso do que costuma ser. Respire fundo e prepare-se para ser sincero e responder perguntas de diferentes tipos. E, por fim, procure enfrentar a situação como uma conversa formal e faça questionamentos pertinentes, sempre que necessário.

O que vestir para uma entrevista de emprego

Na hora de se vestir para uma entrevista de emprego, busque algo que combine com sua área de atuação. Prefira cores neutras e cuidado com decotes e peças desconfortáveis.

O que falar durante a entrevista

Esse é o momento em que você tem a oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Por isso, procure se preparar para a entrevista treinando responder as perguntas mais recorrentes. Lembre-se de pesquisar sobre a empresa em que pretende trabalhar, assim, você demonstrará interesse e proatividade durante a entrevista.

No caso de nunca ter trabalhado ou possuir poucas experiências profissionais, procure explorar experiências escolares ou familiares que possam demonstrar duas habilidades de liderança, resolução de problemas ou trabalho em equipe. Tente sempre terminar suas falas com algo positivo, pois provavelmente o recrutador vai usar o que você disse por último como gancho para a próxima pergunta.

Fale sobre momentos da sua vida profissional em que precisou agir de maneira diferente ou criativa para chegar a resultados positivos, ou, quando suas ideias e atitudes o ajudaram a resolver um problema em outras empresas que trabalhou.

Como destacar seus pontos positivos

Durante a conversa com o recrutador, ele tem que ser convencido de que você é a pessoa ideal para a vaga. Por isso, esse é o momento para que você revele os maiores feitos da carreira e mostre como alcançou bons resultados e venceu obstáculos.

Algumas das habilidades mais procuradas pelas empresas em funcionários são organização e flexibilidade. Assim, você pode demonstrar essas qualidades citando como a metodologia que usa para lidar com uma lista de tarefas e situações da sua vida profissional em que precisou mudar e se tornar flexível para lidar com as circunstâncias.

Demonstre disponibilidade para começar a trabalhar o mais rápido possível, pergunte sobre prazos do processo de recrutamento, caso o recrutador não diga nada sobre o assunto. E, sempre destaque suas qualidades, principalmente as mais importantes para a vaga, mas cuidado para não soar arrogante ou pretensioso.