Como saber se um site de compras é seguro?

Por Redação IQ 360

site-compras-seguro

Fazer compras online já faz parte do nosso cotidiano. Depois do boom dos smartphones e acesso rápido e mais barato à internet, cresceu ainda mais a compra de produtos pelo e-commerce.
Mas essa facilidade também tem um ponto negativo. As fraudes e roubo de dados aumentaram assustadoramente. Por isso é muito importante saber se o site é seguro antes de compartilhar qualquer informação pessoal, como números de cartão de crédito, senhas e endereços.
Veja algumas dicas para você saber se o site é seguro:

Ferramentas de segurança do seu navegador

Os principais navegadores já oferecem recursos de segurança próprios. Essas ferramentas são integradas ao sistema do navegador e dão ao usuário a opção de bloquear popups irritantes, enviar solicitações para desativar o rastreamento de usuário entre sites (Do Not Track), desativar conteúdo Flash inseguro, impedir downloads malignos e controlar quais sites podem acessar sua webcam, microfone, entre outras ações.
Pare que funcione, é preciso configurar seu navegador. Veja onde estão as configurações:

  • Chrome:  Configurações > Avançado > Privacidade e segurança
  • Edge:  Configurações > Configurações avançadas
  • Firefox:  Opções > Privacidade e segurança
  • Safari:  Preferência > Segurança e Preferências > Privacidade

URLs

Esta é uma ação realmente simples, mas que evita que você caia em um site malicioso. Para saber para onde vai o link basta deixar o ponteiro do mouse sobre o link, assim vai aparecer o endereço para qual o hiperlink leva.
Verifique se as URLs estão escritas corretamente. Na pressa muita gente nem repara na alteração de letras ou caracteres. Essa é a forma que os criminosos fazem para levar você para onde eles querem.
Por exemplo, você quer entrar no www.yahoo.com.br, mas acaba na URL www. yah00.com.br e nem percebe, porque visualmente os endereços são semelhantes. Com isso você acaba informando vários dados pessoais para um site falso.
Por isso tenha certeza que está clicando no endereço correto. Para não cair nesse truque basta apenas um segundo para verificar se um URL é seguro.

HTTPS

O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é o protocolo de segurança que envia dados entre seu navegador e os sites acessados. O HTTPS é mais usado em transações bancárias e compras online porque criptografa as comunicações, evitando que criminosos roubem os dados da transação. Se o site tiver o símbolo de um cadeado na barra de navegação ele tem o HTTPS e é seguro.

Pagamento

Outra forma de verificar se o site é seguro é checar as formas de pagamentos. Se o site oferece pagamento somente por boleto bancário desconfie. Os melhores sites usam sistemas de pagamentos online como Paypal e pela Moip, empresas que seguem os mais rigorosos padrões de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento (PCI)

Verificação de segurança

Você pode usar ainda um verificador de segurança para checar se o site é seguro. O Vírus Total, por exemplo, é gratuito e fácil de usar.

Reputação

A última dica é checar a reputação do site antes de finalizar a compra. Verificar a experiência de outros consumidores com o site. Também é importante verificar no Reclame Aqui.