Situação do Brasil é ruim, mas brasileiro está otimista com o futuro

Por Diana Ribeiro

financiamento-veículos

Ninguém contesta que a situação atual do Brasil é ruim ou péssima. Os números confirmam o pessimismo de 71% dos 1 mil entrevistados para a pesquisa “Expectativa dos Brasileiros com o Cenário Político & Social”, realizada anualmente pela Acrefi/Kantar TNS: 11,9% da população economicamente ativa continuam desempregados. Mas a novidade é que 60% estão otimistas com o País, um nível de confiança que não acontecia desde 2015 – justamente quando o desemprego estava mais baixo, em torno de 8,5%.

O sentimento positivo com relação ao futuro do Brasil aparece nas perspectivas sobre a economia: 51% acreditam que a oferta de crédito vai melhorar e 68% dizem que sua situação financeira pessoal ficará melhor em 2019.

Como 63% dos entrevistados confiam na melhoria do padrão de vida, há uma expectativa de aumento do financiamento de carros (55%) e de imóveis (47%). “O resultado da pesquisa demonstra um otimismo dos brasileiros e o aumento da confiança, o que contribui para uma retomada de crescimento do País”, diz Valkiria Garré, CEO da Kantar TNS Brasil, que apresentou a pesquisa durante o 13º Siac.