O que é TED?

Por Redação IQ 360

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma modalidade de transferência de dinheiro entre bancos diferentes e tem duas grandes vantagens: não tem limite mínimo ou máximo para transferência e é creditada rapidamente.

Quando é feita uma transferência de dinheiro via TED o valor cai na conta da pessoa que vai receber em poucos minutos, isso se a transferência for feita até às 17h. Se o pedido de transferência acontecer após este horário, o valor será creditado no dia seguinte.

Há uma taxa para uso da TED, que varia de banco para banco, por isso antes de fazer o pedido de transferência é indicado conferir o valor do serviço. No site do Banco Central é possível ver as tarifas cobradas por cada instituição financeira do país.

Outra vantagem de fazer uma TED é a segurança, pois o correntista não precisará sacar o dinheiro e ir até o banco do beneficiário para fazer o depósito.

Alguns bancos permitem que a TED seja feita tanto para conta corrente, quanto para poupança. É importante que, antes de solicitar ou agendar a transferência, você entre em contato com o banco para confirmar para quais tipos de contas você pode fazer a TED.

Como eu faço TED?

O processo para solicitar uma TED é bem simples. Você vai precisar do nome completo da pessoa ou empresa que vai receber o dinheiro, do número do CPF ou CNPJ, o número do banco (que é uma sequência de três dígitos que identifica todos os bancos do país), o número da agência e o número da conta de destino dos valores.

Se você está em dúvida quanto ao número do banco, no site da Federação Brasileira de Bancos (Fenabran) você encontra esta informação.

Você pode solicitar o TED na boca do caixa ou por meio eletrônico. Praticamente todos os bancos oferecem o serviço de transferência de dinheiro pelo internet banking, nos caixas eletrônicos, por aplicativo específico do banco ou por telefone. Mas uma dica é evitar fazer a transferência na boca do caixa, pois a taxa cobrada é mais alta quando comparada a fazer o pedido de transferência por telefone ou pela internet, por exemplo.

Você pode ainda fazer o agendamento de transferências via TED, mas é preciso ligar na sua agência para confirmar se este serviço está disponível na sua conta.

Se houver alguma divergência nos dados fornecidos durante o agendamento da TED a transferência é automaticamente cancelada e o dinheiro volta para sua conta no dia seguinte.

O estorno do dinheiro só é possível porque todas as operações são registradas pelo sistema dos bancos, o que torna esta modalidade de transferência muito segura.

Mas se você está em dúvida se a TED é a melhor opção para a transferência de dinheiro talvez você deve saber a diferença entre esta modalidade e o DOC. Confira qual a diferença entre TED e DOC.