Qual é a diferença entre TED e DOC?

Por Redação IQ 360

ted-e-doc

Hoje em dia é comum as pessoas terem contas em mais de um banco. Mais comum ainda é ter conta em um banco e precisar pagar ou fazer algum tipo de transação em outra instituição financeira.
Quando isso acontece a solução é fazer uma transferência entre bancos. Nesta hora você tem duas opções: fazer TED ou DOC.
O DOC (Documento de Crédito) tem um limite de transferência de R$ 4.999,99 e só pode ser feito por instituições autorizadas pelo Banco Central.
Já o TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma modalidade de transferência na qual não há limite mínimo ou máximo para a transferência.

Qual é a diferença entre TED e DOC?

A principal diferença entre as duas modalidades de transferência de dinheiro é o tempo para compensar os valores transferidos.
A TED é mais rápida, pois o valor cai na conta da pessoa em poucos minutos após a transferência, isso se for feita até as 17h. Após este horário o valor será creditado no dia seguinte.
Com o DOC a pessoa que vai receber só poderá contar com o dinheiro no dia seguinte, isso se a transferência for feita até às 21h59. Depois desse horário o dinheiro só entra na conta no segundo dia útil.
Por exemplo, se o DOC for programado para as 21h de uma segunda-feira, o recebedor poderá contar com o dinheiro na terça-feira. Mas, se o DOC for programado para as 23h de uma segunda-feira, os valores serão creditados na conta da pessoa que vai receber somente na quarta-feira, isso se não tiver nenhum feriado neste período.

Quanto custa TED e DOC?

Os valores das duas modalidades de transferência variam de banco para banco, mas é importante saber que há diferença se você solicitar as transferências na boca do caixa e por meio eletrônico.
Quando você faz um TED ou um DOC na boca do caixa o valor é mais alto. Por isso, se você puder e conseguir, é sempre melhor fazer pela internet, aplicativo específico do banco ou telefone, para ter um custo mais baixo durante a transação.
No site do Banco Central é possível ver as tarifas cobradas pelos bancos para os dois serviços.

Como fazer TED ou DOC?

Para fazer o pedido de transferência por TED ou DOC é preciso ter o nome completo de quem vai receber o dinheiro, CPF ou CNPJ, os dados bancários (banco, agência e conta) e saber se a transferência será para conta corrente ou poupança.
A maioria dos bancos faz TED e DOC nas agências, internet banking, caixas eletrônicos, aplicativo do banco ou por telefone.
É possível fazer o agendamento de transferências via TED ou DOC, mas é preciso ligar na sua agência para confirmar se este serviço está disponível na sua conta.
O cancelamento de um agendamento de TED ou DOC acontece se há alguma divergência nos dados bancários da pessoa que vai receber o dinheiro. Neste caso, o dinheiro retorna para sua conta em dois dias.
Para escolher o melhor tipo de transferência avalie sua urgência e as taxas cobradas por seu banco.