Os 5 melhores bairros para morar em Teresina

Por Redação IQ 360

Uma das capitais mais jovens do Brasil, Teresina foi fundada em 1852 e foi uma das primeiras cidades planejadas do país. Com apoio da Imperatriz Teresa Cristina, a vila que ocupava as terras da região foi transformada em cidade para substituir a então capital da província: Oeiras. Em homenagem à esposa do imperador Dom Pedro II, o município recebeu então o nome de Teresina (que é a soma de Teresa e Cristina).
Às margens do Rio Poti, Teresina é a única capital do nordeste brasileiro que não está no litoral. Com muitas belezas naturais, atualmente a cidade é conhecida como “cidade do sol e da luz”, pois faz sol o ano inteiro e o pôr-do-sol oferece um espetáculo à parte, e como “cidade verde”, por causa das ruas intensamente arborizadas e seus mais de 20 parques ambientais que ajudam a aliviar o calor, já que a temperatura média é de 30º C a maior parte do ano.
Segundo dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) a cidade é a 4ª capital mais desenvolvida do Brasil e a 3ª do nordeste, com a melhor qualidade de vida. O levantamento levou em consideração dados de indicadores sociais, como saúde e educação básica.
Confira a seguir os melhores bairros para morar em Teresina.

Jóquei

Na zona leste da cidade, é um dos mais nobres da capital. Bem verticalizado, o bairro é composto por edifícios residenciais e empresariais. Está próximo do Jockey Club do Piauí, de onde vem seu nome, e de variadas opções de bares e restaurantes. No local está localizado o Riverside Shoping, o primeiro de Teresina, e o Parque Ambiental Beira Rio, área de preservação do rio Poti.

Fátima

Com nome em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, o bairro possui o maior polo gastronômico da cidade: a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Com boa infraestrutura urbana, possui diversas opções de comércios e serviços como bancos, academias, supermercados e o Hospital São Paulo.

São Cristóvão

Também uma homenagem a um santo da Igreja Católica, o São Cristóvão é um dos bairros mais calmos e seguros para se morar em Teresina. Apesar do perfil residencial, conta com uma rede estruturada de serviços e um centro comercial diversificado.

Ininga

Originalmente uma fazenda, atualmente o Ininga possui um caráter essencialmente residencial e universitário. O bairro abriga a Universidade Federal do Piauí (UFPI), principal instituição de ensino superior da região, o Hospital Universitário e o Parque Ambiental Nossa Senhora do Livramento, uma das importantes áreas verdes de Teresina.

Ilhotas

Primeiro bairro a se verticalizar em Teresina, o Ilhotas está às margens do rio Poti. Está cercado de muita natureza, o que ajuda a amenizar o calor da cidade. Desenvolvido no entorno de uma área militar, o bairro conta com prédios residenciais e comerciais de alto padrão, além de abrigar o Parque Ambiental Ilhotas, que faz parte da área do Parque Floresta Fóssil.