Quais são os melhores bairros para morar em Teresina?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Jóquei
  2. Fátima
  3. São Cristóvão
  4. Ininga
  5. Ilhotas

Uma das capitais mais jovens do Brasil, Teresina foi fundada em 1852 e foi uma das primeiras cidades planejadas do país. Com apoio da Imperatriz Teresa Cristina, a vila que ocupava as terras da região foi transformada em cidade para substituir a então capital da província: Oeiras. Em homenagem à esposa do imperador Dom Pedro II, o município recebeu então o nome de Teresina (que é a soma de Teresa e Cristina).

Às margens do Rio Poti, Teresina é a única capital do nordeste brasileiro que não está no litoral. Com muitas belezas naturais, atualmente a cidade é conhecida como “cidade do sol e da luz”, pois faz sol o ano inteiro e o pôr-do-sol oferece um espetáculo à parte, e como “cidade verde”, por causa das ruas intensamente arborizadas e seus mais de 20 parques ambientais que ajudam a aliviar o calor, já que a temperatura média é de 30º C a maior parte do ano.

Segundo dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) a cidade é a 4ª capital mais desenvolvida do Brasil e a 3ª do nordeste, com a melhor qualidade de vida. O levantamento levou em consideração dados de indicadores sociais, como saúde e educação básica.

Confira a seguir os melhores bairros para morar em Teresina.

Jóquei

Na zona leste da cidade, é um dos mais nobres da capital. Bem verticalizado, o bairro é composto por edifícios residenciais e empresariais. Está próximo do Jockey Club do Piauí, de onde vem seu nome, e de variadas opções de bares e restaurantes. No local está localizado o Riverside Shoping, o primeiro de Teresina, e o Parque Ambiental Beira Rio, área de preservação do rio Poti.

Fátima

Com nome em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, o bairro possui o maior polo gastronômico da cidade: a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Com boa infraestrutura urbana, possui diversas opções de comércios e serviços como bancos, academias, supermercados e o Hospital São Paulo.

São Cristóvão

Também uma homenagem a um santo da Igreja Católica, o São Cristóvão é um dos bairros mais calmos e seguros para se morar em Teresina. Apesar do perfil residencial, conta com uma rede estruturada de serviços e um centro comercial diversificado.

Ininga

Originalmente uma fazenda, atualmente o Ininga possui um caráter essencialmente residencial e universitário. O bairro abriga a Universidade Federal do Piauí (UFPI), principal instituição de ensino superior da região, o Hospital Universitário e o Parque Ambiental Nossa Senhora do Livramento, uma das importantes áreas verdes de Teresina.

Ilhotas

Primeiro bairro a se verticalizar em Teresina, o Ilhotas está às margens do rio Poti. Está cercado de muita natureza, o que ajuda a amenizar o calor da cidade. Desenvolvido no entorno de uma área militar, o bairro conta com prédios residenciais e comerciais de alto padrão, além de abrigar o Parque Ambiental Ilhotas, que faz parte da área do Parque Floresta Fóssil.