Bitcoin e as suas vertentes

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Bitcoin, um grande negócio
  2. BTC x BCH x BTG
  3. Diferenças técnicas

Bitcoin são completamente moedas virtuais projetadas para serem “autônomas” por seu valor, sem necessidade de os bancos se mover e armazenar o dinheiro.

Uma vez que você possui bitcoins, eles se comportam como moedas de ouro físicas: eles possuem valor e trocam como se fossem nuggets de ouro no seu bolso. Você pode usar seus bitcoins para comprar bens e serviços on-line, ou você pode afastá-los e espero que seu valor aumente ao longo dos anos.

Bitcoins são trocados de uma “carteira” pessoal para outra. Uma arteira é um pequeno banco de dados pessoal que você armazena na unidade do seu computador (ou seja, armazenamento frio), no seu smartphone, no seu tablet ou em algum lugar na nuvem (armazenamento a quente).

4 razões pelas quais os Bitcoins são um grande negócio

Há muita controvérsia em torno de bitcoins. Estas são as principais razões pelas quais:

1) Os Bitcoins não são criados por nenhum banco central nem regulados por nenhum governo. Consequentemente, não há bancos registrando seu movimento de dinheiro, e as agências fiscais do governo e a polícia não conseguem rastrear seu dinheiro. Isto é obrigado a mudar eventualmente, uma vez que o dinheiro não regulamentado é uma ameaça real para o controle do governo, a tributação e o policiamento.

De fato, os bitcoins se tornaram uma ferramenta para o comércio de contrabando e lavagem de dinheiro, precisamente por causa da falta de supervisão do governo. O valor dos bitcoins disparou no passado porque os criminosos ricos estavam comprando bitcoins em grandes volumes. Por não haver regulação, no entanto, você pode perder imensamente como um minerador ou investidor.

2) Bitcoins ignoram completamente os bancos. Os Bitcoins são transferidos através de uma rede peer-to-peer entre indivíduos, sem banco intermediário para fazer uma fatia.

As carteiras Bitcoin não podem ser apreendidas ou congeladas ou auditadas pelos bancos e pela aplicação da lei. As carteiras de Bitcoin não podem impor-lhes limites de gastos e retiradas. Para todos os intentos: ninguém além do dono da carteira bitcoin decide como sua riqueza será gerenciada.

Isso é realmente uma ameaça para os bancos, como você pode imaginar.

3) Bitcoins estão mudando a forma como armazenamos e gastamos nossa riqueza pessoal. Desde o advento do dinheiro impresso (e, eventualmente, virtual), o mundo entregou o poder da moeda para um banco central e vários bancos. Esses bancos imprimem nosso dinheiro virtual, armazenam nosso dinheiro virtual, movem nosso dinheiro virtual e nos cobram pelos serviços do intermediário.

Se os bancos precisam de mais moeda, eles simplesmente imprimem mais ou conjuram mais dígitos em seus livros eletrônicos. Este sistema é facilmente abusado e jogado pelos bancos porque o papel-moeda é essencialmente cheques de papel com a promessa de ter valor, sem dinheiro físico real nos bastidores para apoiar essas promessas.

Os Bitcoins são projetados para colocar o controle da riqueza pessoal nas mãos do indivíduo. Em vez de saldos em papel ou bancários virtuais que prometem valor, os Bitcoins são pacotes reais de dados complexos que têm valor em si mesmos.

4) As transações Bitcoin são irreversíveis. Métodos de pagamento convencionais, como cobrança de cartão de crédito, recibo bancário, cheques pessoais ou transferência bancária, têm o benefício de ser segurado e reversível pelos bancos envolvidos.

No caso de bitcoins, toda vez que os bitcoins trocam de mãos e mudam de carteira, o resultado é final. Simultaneamente, não há proteção de seguro de sua carteira de bitcoin: se você perder os dados da sua carteira de disco rígido ou mesmo a senha da carteira, lembre-se: o conteúdo da sua carteira foi para sempre.

Bitcoin x Bitcoin Cash x Bitcoin Gold

Existem oficialmente três versões do Bitcoin, incluindo Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin Gold (BTG).

BTC é, de longe, o Rei das Criptos, o BCH é o terceiro mais popular depois do Ethereum e o recém-nascido do BTG ainda não encontrou seu lugar em grande ruim no mundo do cripto.

O mais recente “fork” Bitcoin resultou no nascimento do Bitcoin Gold, que foi bem-vindo ao mundo com visões combinadas. O bifurcador Bitcoin Gold ocorreu no dia 25 de outubro e o lançamento oficial do Bitcoin Gold foi em 12 de novembro.

Temos três implementações diferentes da Bitcoin com fortes efeitos de rede por trás deles: a batalha testada Core, o Cash eficiente e o ouro mais descentralizado. Se você é um fã de Bitcoin e tecnologias descentralizadas, você tem que adorar que diferentes abordagens estão sendo tentadas para que possamos aprender lições valiosas e tornar as tecnologias descentralizadas tão úteis quanto possível.

O bifurcação Bitcoin, que ocorreu em agosto, criou o Bitcoin Cash, que teve uma adoção mais suave. O próximo garfo difícil para SegWit2x agora foi suspenso por falta de consenso.

Diferenças técnicas

Fornecimento total: Existe uma oferta total de 21 milhões de tokens para BTC, BCH e BTG (se lançado, a B2X também terá uma oferta total de 21 milhões);

Algoritmo PoW: Todas as versões de bitcoin usam um algoritmo de prova de trabalho (PoW); BTC, BCH e o B2X proposto usam SHA256, enquanto o Bitcoin Gold usa Equihash;

Hardware de mineração: As duas versões do bitcoin, incluindo BTC e BCH, utilizam hardware de mineração ASIC, enquanto o BTG usa hardware de mineração baseado em GPU;

Intervalo de bloco: Todas as versões de bitcoin, incluindo o proposto BTG e B2X, têm um intervalo de blocos de 10 minutos;

Tamanho do bloco (real): BTC e BTC têm um tamanho de bloco de 1 MB (2 a 4 MB de real), enquanto o Bitcoin Cash possui 8MB de tamanho reduzido (8MB real) e SegWit 2x bitcoin (B2X) teria um tamanho de bloco de 2M (4 a 8 MB de real);

Ajustes de dificuldade: Os ajustes de dificuldade ocorrem a cada duas semanas em BTC, BCH e B2X proposto, enquanto com BTG, a dificuldade é ajustada com cada bloco;

Em última análise, o ponto do Bitcoin Gold é resolver um problema crucial no mundo do bitcoin: planeja tornar a mineração descentralizada novamente. Hoje, uma das maiores críticas do bitcoin é o pool de mineração centralizado, que ameaça arruinar o fundamento democrático da moeda. Bitcoin Gold vê-se como um retorno à visão original de Satoshi Nakamoto para a moeda, onde uma CPU significava um voto.

A mineração centralizada e em larga escala é uma das poucas questões com bitcoin que não foram previstas no documento original da Satoshi, e continua a ser um dos maiores problemas da comunidade de criptografia hoje.