Como comprar ações da Gerdau

Por Redação IQ 360

como-comprar-acoes-da-gerdau

As ações da Gerdau estão entre as mais populares da bolsa, por conta de seu tamanho e por relevância para o mercado de capitais. Por isso, é uma opção interessante de investimento no mercado de renda variável. Contudo, como planejar o momento certo de comprar ações da empresa? Vamos listar abaixo algumas dicas que podem te ajudar a decidir se é hora de fazer essa aposta.

Observe o setor de construção civil

A Gerdau é o maior fornecedor de aço longo do Brasil, utilizado para construção civil. A operação brasileira responde por 32% do faturamento da empresa e 45% da margem EBITDA. Desta parcela, 75% são aços longos utilizados para a construção civil. Por isso a performance do setor de construção afeta diretamente os negócios da empresa. Quanto mais canteiros de obra existirem, mais mercado para a Gerdau.

Observe o mercado internacional, especialmente a China

A China é o maior produtor e exportador de aço do mundo. Por isso, mudanças na economia chinesa impactam globalmente o preço e a oferta de aço. O mercado europeu, o segundo maior do mundo, acompanha de perto o cenário de preços chinês, porque depende do aço bruto asiático para alimentar suas plantas de laminação, onde o aço é beneficiado e ganha valor agregado. Também no Sudeste Asiático, os preços praticados no Japão, Coreia e Singapura estão de alguma forma vinculados ao chinês
No mercado de aços longos para construção, a Gerdau concorre com fabricantes da China e da Turquia. Com isso, o preço praticado no Brasil acaba sendo também influenciado pela cotação chinesa.
Como a siderurgia tem baixo poder de definição de preços no mercado, as oscilações internacionais impactam diretamente a margem de lucro das empresas, e com a Gerdau não é diferente

Observe o câmbio

O câmbio interfere nos resultados da Gerdau de duas maneiras. Uma delas é seu impacto direto no preço, que é definido internacionalmente. Outra é na conversão dos resultados obtidos no exterior, que respondem por 65% do faturamento da empresa.  Quando o valor do dólar sobe, tanto os preços do aço quanto os resultados obtidos no exterior sobem em reais. Da mesma forma, quando o dólar cai de preço tudo cai igualmente.
Por outro lado, os preços de alguns insumos, como ferro gusa e sucata, também são cotados em dólar. Isso significa que eventuais ganhos nos preços são absorvidos por altas de custo de matéria prima. Além disso, essas oscilações não são imediatas: enquanto o preço internacional sobe automaticamente, o local depende de negociações diretas com os compradores, e isso leva tempo.

Observe o mercado de ações

Se não há novidades nos seus mercados de atuação, as ações da Gerdau tendem a ser influenciadas por esses movimentos. O Ibovespa capta momentos de euforia ou desânimo no mercado – os chamados bull market ou bear market – e ondas de euforia ou desânimo impactam os principais ativos do mercado, Gerdau entre eles.
Se o mercado está em alta, a Gerdau tende a entrar em alta junto, e vice-versa. Por isso, as perspectivas para o Ibovespa podem afetar também a performance do banco.
Por fim, um aviso: quando falamos em ações mais consolidadas como as da Gerdau, ganhos elevados de curto prazo são mais raros. Mas ganhos de longo prazo podem ser muito interessantes.