A corretora Clear é confiável e boa?

Por Bruno Freitas

A Clear, pertencente ao grupo XP, é uma das principais corretoras independentes do mercado voltada a renda variável. Sendo a primeira a zerar a taxa de corretagem  – a compra e venda de ações e opções – e com uma plataforma diferente das convencionais para investimentos em renda variável, a Clear tem atraído novos investidores, em especial traders.

Mas será que a corretora Clear tem o melhor home broker e as melhores opções de investimento para você? Será que vale a pena para você abrir sua conta nessa corretora? Vamos descobrir:

Qual o diferencial da Clear corretora?

O diferencial de maior destaque da Clear é o valor de corretagem para ações, que é o menor do mercado. Ela foi a primeira a zerar a taxa de corretagem, sendo acompanhada em seguida pela Modalmais – que zerou a corretagem de índices. Também tem uma das plataformas de home broker mais robustas, constantemente renovando sua aparência e funcionalidades. Somado a essas características, a Clear conta com um time experiente de analistas para auxiliar em decisões de investimento na bolsa de valores e no mercado de opções.

A corretora Clear é confiável?

Investir pela Clear é confiável e seguro. Pertencente ao grupo XP, que foi comprado pelo Itaú, a corretora Clear conta com a autoridade de um dos maiores bancos do Brasil.

Além disso, a Clear Investimentos é regulamentada pela CVM e possui o selo CETIP Certifica, o que garante que as aplicações serão registradas em nome do investidor – garantindo que, caso qualquer problema aconteça ou se desejar, suas aplicações poderão ser repassadas para outra corretora de forma simples e segura.

Quais são as reclamações da Clear corretora de valores?

A Clear corretora de valores tem uma avaliação de “Ótimo” no site Reclame Aqui, a plataforma de reclamações que escolhemos usar como parâmetro para avaliar o nível de reclamações de cada corretora.

Ela respondeu 99,9% das 417 reclamações que recebeu nos últimos 12 meses, solucionando 86,3% de todas as queixas. A Clear leva em média 2 dias e 2 horas para responder, e tem a nota de 7,02 no portal, de um total de 10. A maioria das reclamações são sobre erros de cobrança indevida, o setor de atendimento não atender às ligações e outros problemas.

Como é criar uma conta na Clear?

O cadastro na Clear Investimentos levou pouco menos de 13 minutos. Esse tempo torna a corretora uma das mais rápidas de se cadastrar do mercado, se destacando, principalmente, das concorrentes focadas em investimentos de renda variável.

Todo o processo acontece de forma digital, de maneira clara e ágil, tornando descomplicado o processo de abertura de conta na Clear.

Quais são as taxas da Clear?

A Clear é uma das poucas corretoras a ter taxa zero de corretagem para ações. Antes, tinha uma das menores taxas: R$0,80 por ação. Sua postura agressiva trouxe retorno para a corretora, que vê seu número de clientes crescer em grande volume desde que adotou tais medidas, no final de 2017. Para títulos em Tesouro Direto, única opção de título em renda fixa presente na Clear, não há nenhuma taxa de administração.

A Clear também não tem taxa de custódia – o que significa que nenhum valor é cobrado por manter e fazer seu dinheiro circular através da corretora.

As taxas cobradas da Clear são:

Título de Investimento Taxa XP Outras Taxas (BM&FBovespa)
Tesouro Direto Zero de custódia 0,30% ao ano
Ações Zero de corretagem 0,032483% ao ano

Quais são as opções de investimentos da Clear?

A Clear corretora tem um  foco grande em investimentos de renda variável (ações, opções, mini-contrato e outros), se destacando como uma das principais corretoras para investir em nesse  segmento.

  • Renda Variável: Ações, BTC(doador e tomador), Operações Estruturadas e com Algoritmos e Derivativos (termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps).
  • Renda Fixa: Tesouro Direto e CDB

Também vale apontar que a Clear, com o argumento de auxiliar o investidor a fazer um investimento que faça mais sentido com seu perfil, separa os investimentos de acordo com a análise do questionário feito na primeira vez que você acessou o portal. São três os perfis que a Clear define para seus clientes, sendo eles – e com suas respectivas opções de investimento:

  • Perfil Conservador: Tesouro Direto, CDB.
  • Perfil Moderado: Tesouro Direto, LCI, LCA, LC, CDB, Renda Variável e BTC(doador).
  • Perfil Agressivo: Tesouro Direto, LCI, LCA, LC, CDB, Renda Variável, BTC(doador e tomador), Operações Estruturadas e com Algoritmos e Derivativos (termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps).

Como é o site, aplicativo e home broker da Clear corretora?

Com um layout limpo e simples, é agradável navegar pelo site da Clear em seu computador. O fato de a plataforma funcionar também como home broker, não necessitando o acesso em janelas ou lugares diferentes, também é um diferencial.

A página principal é a parte que mais se destaca no site, mostrando de forma clara as informações sobre seu patrimônio e todos os investimentos feitos por você na corretora, tornando fácil encontrar o que você está buscando.

O design segue uma aparência uniforme em todas as páginas, tornando o site como um todo bonito visualmente, mas ainda assim há algumas áreas que podem ser pouco intuitivas. Ícones minimalistas e sem descrições podem fazer com que seja difícil entender onde se deve clicar para realizar seu investimento.

Outro ponto de atenção é que a área de atendimento do site, que tem um robô com inteligência artificial capaz de responder suas perguntas, nem sempre pode entregar a resposta que você procura e acaba sendo frustrante – já que você continua com dúvidas de onde ir e como fazer no site.

O Clear Mobile é o aplicativo que te permite acessar a plataforma da corretora através de seu aparelho celular. Ele também tem um design agradável e se mostra mais intuitivo, tendo áreas bem separadas e caminhos simples para realizar o que deseja, como investir ou checar seu patrimônio, por exemplo.

O app Clear Mobile está disponível para Android e iOS. Na Play Store, ele tem a nota de 2.6, de um total de 5, e um total de 1.119 avaliações no momento que este texto foi escrito. Na App Store o aplicativo tem a nota 1.8 e um total de 200 avaliações. As avaliações mais comuns são relacionadas a erros por conta de atualizações e a falta de recursos que alguns usuários esperavam.

Clear Corretora: é boa? Vale a pena?

A Clear Corretora é a única corretora a ter uma taxa zero de corretagem para investimentos em ações. O que é uma clara vantagem da empresa em relação às outras, atraindo quem não deseja pagar taxas para investir.

Criar uma conta na corretora também é um processo fácil e rápido. O site tem um visual que se destaca, mas é, por vezes, pouco intuitivo, demandando um tempo para que você aprenda a usar a plataforma.

A Clear também sofreu uma série de reclamações em relação a instabilidade do seu sistema no início de 2018, pois suas plataformas estavam apresentando atrasos para realizar uma ordem de compra ou venda.

Assim, vale considerar a Clear como a corretora ideal para você realizar seus investimentos em renda variável. Para títulos de renda fixa, existem opções mais atraentes no mercado, até pelo fato da oferta de produtos da Clear em renda fixa ainda ser pequena.

CLEAR CORRETORA

Website:https://www.clear.com.br/

Sede: São Paulo ( Av. Brg. Faria Lima, 3600 – Itaim Bibi)

Telefone de Atendimento da Clear

Tel.: (11)3027-2245*

*em dias úteis, das 08h30 às 18h30

 

 

PONTOS POSITIVOS

●     Facilidade e rapidez na criação da conta

●     Sem taxa de corretagem para Ações

●     Sem taxa de custódia

PONTOS NEGATIVOS

●     Plataforma por vezes pouco intuitiva

●     Plataforma de atendimento, via bot, pode não esclarecer suas dúvidas

●     Problemas de instabilidade na plataforma