Como Consultar o Informe de Rendimentos de Ações

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Aplicações em Bancos
  2. Aplicações em Corretoras

Qualquer tipo de investimento em ações precisa ser declarado de forma individualizado no ajuste do Imposto de Renda de cada ano. Para não errar, é preciso consultar de forma cuidadosa os informes de rendimentos para cada tipo de ação mantida pelo contribuinte.

Aplicações em ações através de bancos

Cada banco possui uma forma própria de disponibilizar os informes de rendimentos de ações. Geralmente eles podem ser acessados por meio do home banking. Em nosso manual, selecionamos os principais bancos do país, apontando como o contribuinte pode localizar os informes de rendimentos em ações e FIIs em cada um deles.

Geralmente o processo é simples e não requer mais do que encontrar o tópico sobre os informes nos campos de busca que existem dentro de cada sistema online bancário.

Para cada informe, o banco ou financeira indica no documento a razão social e CNPJ da fonte pagadora dos rendimentos. Geralmente trata-se do banco, mas em alguns casos esse CNPJ pode variar. Além disso, são indicados dados sobre os rendimentos isentos e não tributáveis, assim como os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e também as informações sobre o número de ações e saldo de títulos mantidos no banco.

Aplicações em ações através de corretoras e financeiras

Alguns investidores aplicam em ações por meio de corretoras e financeiras autorizadas. Nesse caso, não existe o home banking. Entretanto, todas as corretoras possuem sistemas próprios de home broker, dentro dos quais o usuário pode fazer suas aplicações e consultar seus rendimentos.

Esses sistemas de home broker funcionam de maneira muito similar aos sistemas web bancários e, do mesmo modo, possuem informações diversas sobre todos os investimentos de cada correntista.

Algumas corretoras, na época do ano próxima à declaração do IRPF, inclusive informam seus clientes via e-mail ou SMS que os formulários e informes de rendimentos encontram-se disponíveis para consulta ou download.

Mesmo que não seja o caso da sua corretora, é possível acessar o home broker e procurar, da mesma forma que no home banking, pelo item “informe de rendimentos”. Os informes são padronizados e conterão o mesmo teor de informação existente naqueles submetidos pelos bancos de varejo.

Em caso de dúvidas, é sempre possível buscar a ajuda junto a gerentes de conta e corretores. Além disso, algumas financeiras e bancos oferecem a possibilidade de envio dos informes pelo correio, o que pode facilitar a vida de quem possui aplicações em muitas ações ao mesmo tempo e precisa declará-las todas no ajuste do IR.