O que é o Bitcoin Gold?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Criptomoedas
  2. O que é o Bitcoin Gold?
  3. Tecnologia
  4. Como comprar
IQ investimentos

Introdução

O objetivo do Bitcoin Gold é tornar-se a melhor variante do Bitcoin. A principal maneira encontrada para fazer isso é tantando resolver a centralização dos mineradores através de uma mudança de prova de trabalho.

Criptomoedas

Criptomoedas são uma forma de dinheiro digital projetadas para serem seguras e, em muitos casos, anônimas. Elas não são emitidas pelos bancos centrais e, portanto, seu valor não depende das políticas bancárias.

Pode-se dizer que é uma criptomoeda é basicamente uma moeda associada à internet que utiliza criptografia, uma forma de comunicação nascida na Segunda Guerra Mundial para dificultar o acesso do inimigo às informações.

Desde então, esse conceito evoluiu na era digital com elementos de teoria matemática e ciência da computação para se tornar uma maneira de garantir comunicações, informações e dinheiro online.

A primeira criptomoeda foi bitcoin, que foi criada em 2009 e ainda é a mais conhecida. Houve uma proliferação de criptomoedas na última década e agora há mais de 1000 disponíveis na internet.

O que é o Bitcoin Gold?

O objetivo do Bitcoin Gold é tornar-se a melhor variante do Bitcoin. A principal maneira encontrada para fazer isso é tantando resolver a centralização dos mineradores através de uma mudança de prova de trabalho.

Uma coisa importante a entender é que o “fork” Bitcoin Gold não é o tenk Segwit2x da Rede Bitcoin, que estava programado para entrar em operação em meados de novembro, mas foi cancelado na falta de consenso na comunidade Bitcoin. Bitcoin Gold é um clone da principal cadeia de bitcoins que resultou em uma divisão de 1: 1 dos seus fundos da Bitcoin, onde, cada pessoa que tinha 1 Bitcoin você recebeu 1 Bitcoin Gold.

Tecnologia

É utilizado Equihash, um algoritmo de memória difícil que é bastante resistente a ASIC e também usado pelo ZCash. A ideia é fornecer mineração aos usuários que podem começar a usar CPUs e GPUs.

O objetivo do Bitcoin Gold é permitir que qualquer pessoa com placas gráficas GPU possa minerar o Bitcoin Gold apenas usando seu computador doméstico, o que eles acreditam que tornará a mineração mais democrática.

Isso se opõe às grandes empresas que mineram o Bitcoin usando computadores chamados ASICs que custam milhares de dólares cada, e por causa dos custos proibitivos da mineração do Bitcoin, esse sistema arrasa o poder em um grupo seleto de empresas.

Bitcoin Gold x Bitcoin

Fornecimento total: Existe uma oferta total de 21 milhões de tokens para BTC, BCH e BTG;

Algoritmo PoW: Todas as versões de bitcoin usam um algoritmo de prova de trabalho (PoW); BTC, BCH e o B2X proposto usam SHA256, enquanto o Bitcoin Gold usa Equihash;

Hardware de mineração: As duas versões do bitcoin, incluindo BTC e BCH, utilizam hardware de mineração ASIC, enquanto o BTG usa hardware de mineração baseado em GPU;

Intervalo de bloco: Todas as versões de bitcoin, incluindo o proposto BTG e B2X, têm um intervalo de blocos de 10 minutos;

Tamanho do bloco (real): BTC e BTG têm um tamanho de bloco de 1 MB (2 a 4 MB de real), enquanto o Bitcoin Cash possui 8MB de tamanho reduzido (8MB real) e SegWit 2x bitcoin (B2X) teria um tamanho de bloco de 2M (4 a 8 MB de real);

Ajustes de dificuldade: Os ajustes de dificuldade ocorrem a cada duas semanas em BTC, BCH e B2X proposto, enquanto com BTG, a dificuldade é ajustada com cada bloco.

Em última análise, o ponto do Bitcoin Gold é resolver um problema crucial no mundo do bitcoin: planeja tornar a mineração descentralizada novamente. Hoje, uma das maiores críticas do bitcoin é o pool de mineração centralizado, que ameaça arruinar o fundamento democrático da moeda. Bitcoin Gold vê-se como um retorno à visão original de Satoshi Nakamoto para a moeda, onde uma CPU significava um voto.

A mineração centralizada e em larga escala é uma das poucas questões com bitcoin que não foram previstas no documento original da Satoshi, e continua a ser um dos maiores problemas da comunidade de criptografia hoje.

Como comprar Bitcoin Gold

No mercado brasileiro, praticamente todas as exchanges negociam Bitcoin Gold, tais como Mercado Bitcoin, Negociecoins, Braziliex e Coinbr, entre outras.

Comprar via exchange

A aquisição é extremamente fácil, basta abrir uma conta nessas corretoras, informando informações pessoais como Nome, endereços eletrônicos e físicos, documentos básicos como RG, CPF, conta bancária e enviando cópias digitalizadas dos mesmos e uma foto onde seu rosto esteja visível, portando tais documentos.

Após a validação dos mesmos, basta fazer depósito, transferência e em alguns casos como o Mercado Bitcoin, pagar um boleto no valor de investimento desejado (investimentos a partir de R$50,00) e dentro de 24 a 72 horas os valores são creditados na sua carteira e você pode agendar (propondo valores menores do que a cotação do momento) ou comprar Bitcoin Gold pelo valor do mercado.

Antes de iniciar qualquer compra e abrir uma carteira, confira quais as taxas de depósito, compra, transferência e saque de cada Exchange, pois isso influenciará nos resultados financeiros finais que irá obter.

É possível adquirir Bitcoin Gold diretamente de outros usuários, através de portais como o Mercado Livre e OLX.

Como comprar Bitcoin Gold no exterior

Atualmente a Coinbase, a mais popular Exchange de criptomoedas do mundo, não permite compra e venda de criptomoedas para computadores com IP brasileiro, mas é possível realizar tais operações em outras corretoras.

O processo de abertura de contas é similar aos das exchanges nacionais, mas atenção às taxas praticadas, pois podem ser influenciadas diretamente pela cotação do dólar em relação ao real.

Como transferir Bitcoin Gold

Basta informar o endereço, quantidade que deseja transferir.

Bitcoin Gold em 2017

O Bitcoin Gold teve uma cotação bem otimista em outubro, quando ocorreu a hard fork, sendo cotado a quase 450 dólares, no entanto entrou em declínio nos dias subsequentes. Ao final de 2017 estava cotado com praticamente a mesma cotação de início.