O que é Conta Corrente?

Por Redação IQ 360

o-que-e-conta-corrente

A conta corrente é um serviço oferecido por bancos públicos e particulares e é indicado para quem precisa fazer transações usando dinheiro com frequência, seja recebendo pagamentos, fazendo depósitos ou sacando dinheiro.
O fato de não precisar dar nenhum aviso prévio ao banco para movimentar o dinheiro na conta, torna este serviço muito rápido.
Geralmente, a abertura de uma conta corrente é motivada pelo início da carreira profissional, já que a grande maioria das empresas faz o pagamento diretamente na conta do funcionário. Mas é preciso estar atento na hora de abrir uma conta, pois quase todos os serviços prestados pelos bancos são tarifados e os valores variam de uma instituição financeira para outra, dependendo ainda do pacote de serviços escolhidos no momento de abertura da conta.

Vantagens de ter uma Conta Corrente

A grande vantagem de ter uma conta corrente é poder manter o seu dinheiro guardado em um local seguro, além de fazer depósitos e saques de forma rápida. Com a conta corrente é possível ainda fazer empréstimos e financiamentos.
Você pode também fazer transferência bancária, parcelar e pagar contas, tudo sem precisar sacar o dinheiro.

O que é preciso para abrir uma Conta Corrente?

A conta corrente pode ser aberta por qualquer pessoa com mais de 18 anos. Quem tem entre 16 e 17 anos precisa ser acompanhado por um responsável legal.
É preciso apresentar um comprovante de renda, que pode ser a carteira de trabalho, holerite ou contrato de estágio, por exemplo.
A conta corrente dá direito ainda a um crédito pré-aprovado para empréstimo pessoal, cartão de crédito, cartão de débito, cheque, transferências DOC e TED e extratos mensais para os seus correntistas.
A única coisa que impede a abertura da conta corrente é estar negativado e com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa. Isso acontece porque o risco de inadimplência do negativado é maior, o que não é vantajoso para o banco.

Taxas e tarifas da Conta Corrente

De acordo com o Banco Central, os bancos são obrigados a oferecer um pacote de serviços básicos e não podem cobrar por isso. Este pacote básico inclui cartão de débito, quatro saques por mês, duas transferências bancárias entre contas do mesmo banco, dois extratos bancários mensais, 10 folhas de cheque por mês e consultas pela internet banking.
Mas, dependendo da frequência da movimentação da conta, o pacote básico não é suficiente. É preciso analisar, junto com o gerente, qual é o melhor pacote de serviços.  As taxas e tarifas variam de acordo com o pacote e de banco para banco.
Os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, costumam ter as menores taxas e tarifas, mas vale pesquisar em todos os bancos para saber qual oferece uma conta corrente que atenda às suas necessidades.

Veja como abrir contas no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.