O que é conta poupança?

Por Redação IQ 360

o-que-e-conta-poupanca

A conta poupança é a forma mais tradicional e conhecida de guardar dinheiro. É simples e o risco de perda financeira é extremamente baixo.
Além de guardar dinheiro, este tipo de conta permite também compras usando cartão de débito.  Para quem quer uma opção somente para receber salário a poupança pode ser uma solução.
A grande vantagem da poupança é que os bancos são proibidos, pelo Banco Central, de cobrar qualquer taxa ou tarifa. E ainda tem um rendimento médio de 0,5% ao mês ou 6,17% por ano. Pode ser considerado pouco, mas é garantido.

Como abrir conta poupança?

Não é possível abrir a conta poupança por aplicativo próprio do banco ou pela internet, sendo preciso ir até a agência e tratar direto com o gerente de pessoa física.
Para abrir a conta você precisará levar RG, CPF e comprovante de residência com no máximo 90 dias.
Não é preciso comprovar renda para abrir uma conta poupança e não é cobrada nenhuma taxa de abertura. A poupança é uma conta que pode ser aberta inclusive para crianças ou adolescentes, sendo que os responsáveis legais deverão fazer o processo.
Outra vantagem é que a conta poupança pode ser aberta mesmo para quem está negativado e com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa.

E seu eu quiser fechar a conta?

Finalizar uma conta poupança é tão fácil quanto abrir. Você precisará retirar todo o valor que está depositado e pedir para o gerente o encerramento da conta.
O banco dará então um recibo de encerramento, que vai ser a garantia de que você não tem mais vínculo com o banco.

A conta poupança rende quanto?

O rendimento da poupança não varia muito, em geral fica entre 0,5% ao mês ou 6,17% por ano.
O rendimento da poupança acontece na data de aniversário, que é o dia que o depósito foi feito na conta. A cada mês, no mesmo dia, o dinheiro terá o rendimento. Mas, se você sacar ou usar o dinheiro para uma compra no débito antes do aniversário, não terá a rentabilidade no mês.

Quais os riscos de perder dinheiro com a conta poupança?

O risco de prejuízo ao aplicar dinheiro na conta poupança é praticamente zero.  Isso porque o investimento em poupança é tido como conservador. O banco não pode cobrar parcelas de empréstimos ou dívidas descontando da conta poupança.
Mesmo se o banco onde você tenha a conta falir, o governo reembolsa até R$ 60 mil. A quantidade exata vai depender de quanto dinheiro você tinha na caderneta de poupança quando aconteceu a falência.
Mas se você tiver mais de R$ 60 mil, só receberá o limite, não o montante total que você tinha investido. Mas, se você tem mais que este valor para investir, talvez deva pensar em outras opções de investimentos mais rentáveis.
Conheça outras opções de investimentos neste link.