O que é DRE?

Por Redação IQ 360

o-que-e-dre

Um dos relatórios contábeis mais importantes de uma empresa, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), permite avaliar a capacidade e a real situação econômica da companhia. Este relatório resume as operações financeiras em um intervalo específico de tempo (geralmente um ano), o que revela se houve lucro ou prejuízo por meio da comparação entre receitas e despesas.
Elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, o DRE descreve todas as movimentações financeiras da empresa que gerem receita ou despesa naquele período, servindo como demonstrativo das atividades para esclarecer às autoridades fiscais como são as operações financeiras da empresa. Essencial para avaliar o desempenho do negócio, ele realiza um raio X das contas empresariais, auxiliando os gerenciadores a traçar estratégias para a companhia.
Segundo a legislação brasileira, o ideal é que esse demonstrativo seja elaborado pelo contador da empresa de acordo com o Regime de Competência indicado, onde deve haver detalhamento das receitas, custos, despesas, lucros e impostos.

O que deve conter no DRE?

O DRE pode ser elaborado de diferentes maneiras (não existe um modelo único a seguir) e ele vai depender do tamanho e do ramo de atividade da empresa. Entretanto, a Lei das Sociedades por Ações (n°6.404/1976), no artigo 187, define alguns itens obrigatórios, que são:

  • A receita bruta de vendas, serviços, impostos;
  • Receita líquida de vendas, serviços, custos e o lucro bruto;
  • Despesas com vendas, financeiras, despesas gerais, despesas operacionais;
  • Lucro ou prejuízo operacional;
  • Resultado do exercício antes do imposto sobre a renda e a provisão para o imposto;
  • Participações de debentures, empregados, partes beneficiárias;
  • Lucro ou prejuízo líquido do exercício e por ação de capital social.

Além dos itens obrigatórios, alguns modelos de DRE podem ter mais detalhes do que outros, o que pode ser estratégico, já que quanto mais informação, maior o controle operacional. Quanto mais dados abranger o relatório, maior a visão estratégica sobre o negócio como um todo.

Como o DRE pode ser usado?

O DRE é um espelho da performance de uma empresa, pois lista e compara diferentes elementos para avaliar o desempenho do negócio e suas possibilidades de lucro ou prejuízo. Para as autoridades fiscais, o demonstrativo é uma comprovação das atividades financeiras e pode ser um documento obrigatório para pedidos de financiamento bancário, além de essencial para conquistar novos investidores.
Além disso, o DRE também pode desempenhar um papel importante para a análise interna de estratégias, porque é uma maneira de analisar a performance geral da empresa verificando a evolução periódica de receitas e despesas, avaliando o que precisa ser mudado para melhorar o desempenho, como por exemplo, se um determinado produto está dando lucro ou não; se é preciso adquirir novos equipamentos; ou ainda a necessidade de investir em novos produtos.