O que é Monero?

Índice de Conteúdomenu

  1. Criptomoedas
  2. O que é o Monero?
  3. Como comprar Monero
  4. Converter Bitcoin para Monero
IQ investimentos

Introdução

O Monero é um sistema de moeda seguro, privado e não rastreável. O Monero usa um tipo especial de criptografia para garantir que todas as suas transações permaneçam 100% descompactáveis e intratáveis.

Criptomoedas

Criptomoedas são uma forma de dinheiro digital projetadas para serem seguras e, em muitos casos, anônimas. Elas não são emitidas pelos bancos centrais e, portanto, seu valor não depende das políticas bancárias.

Pode-se dizer que é uma criptomoeda é basicamente uma moeda associada à internet que utiliza criptografia, uma forma de comunicação nascida na Segunda Guerra Mundial para dificultar o acesso do inimigo às informações.

Desde então, esse conceito evoluiu na era digital com elementos de teoria matemática e ciência da computação para se tornar uma maneira de garantir comunicações, informações e dinheiro online.

A primeira criptomoeda foi bitcoin, que foi criada em 2009 e ainda é a mais conhecida. Houve uma proliferação de criptomoedas na última década e agora há mais de 1000 disponíveis na internet.

O que é o Monero?

O Monero é um sistema de moeda seguro, privado e não rastreável. O Monero usa um tipo especial de criptografia para garantir que todas as suas transações permaneçam 100% descompactáveis e intratáveis. Em um mundo cada vez mais transparente, você pode ver por que algo como o Monero pode se tornar tão desejável.

Tecnologia e possibilidades

Em julho de 2012, foi lançado o Bytecoin, a primeira implementação da vida real do CryptoNote. CryptoNote é o protocolo da camada de aplicação que alimenta várias moedas descentralizadas. Embora seja semelhante à camada de aplicação que roda bitcoin em muitos aspectos, existem muitas áreas nas quais os dois diferem um do outro.

Enquanto o bytecoin tinha promessa, as pessoas perceberam que muitas coisas sombrias estavam acontecendo e que 80% das moedas já estavam publicadas. Então, decidiu-se que a cadeia de blocos bytecoin será bifurcada e as novas moedas da nova cadeia seriam chamadas Bitmonero, que foi eventualmente renomeada como Monero, que significa “moeda” em Esperanto. Nesta nova blockchain, um bloco será minerado e adicionado a cada dois minutos.

O Monero é liderado por um grupo de 7 desenvolvedores, dos quais 5 escolheram permanecer anônimos enquanto dois vieram abertamente em público. Eles são: David Latapie e Riccardo Spagni também conhecido como “Fluffypony”. O projeto é open source e crowdfunded.

Como comprar Monero

No mercado brasileiro, as Exchanges que negociam o Monero é a Braziliex e a Poliniex.

As taxas envolvidas com a compra do Monero geralmente serão mais baixas se você puder comprar diretamente Exchange Monero, como a Kraken.

Se você estiver com pressa de comprar o Monero para tirar proveito de um mergulho nos preços e você pode obter mais rapidamente por Bitcoin. Você pode converter seu Bitcoin em Monero usando um serviço de troca BTC / XMR ou um serviço mais simples, como shapeshift.io, que não exige que você se registre.

É possível adquirir Monero diretamente de outros usuários, através de portais como o Mercado Livre e OLX

Como comprar Monero no exterior

É possível fazer trocas direto de moeda estrangeira ou através de uma criptomoedas. Abaixo segue uma lista com as corretoras e as possíveis trocas:

Kraken: Troca via EUR SEPA, USD / EUR Bank Wire, USD / GBP SEPA e SWIFT, JPY / CAD Depósito bancário;

Bitfinex: Troca de negociação USD;

Poloniex: Troca via Tether USD;

MoneroForCash: Compra XMR localmente com dinheiro, por correio ou giro postal;

Liberalcoins: Compra XMR localmente com dinheiro ou online.

Converter Bitcoin para Monero

Shapeshift.io: Interface amigável para exchange, sem necessidade de conta;

EverCoin: Interface amigável para intercâmbios, sem necessidade de conta;

Além desses serviços, use qualquer uma das trocas listadas na seção acima.

Shapeshift é o método mais fácil em nossa experiência, uma vez que não há necessidade de se inscrever para uma conta.

Como minerar o Monero

O Monero é uma criptomoeda de Prova de Trabalho que pode ser minerada com energia computacional a partir de uma CPU ou GPU. Para isso recomenda-se um computador com a placa de vídeo RX Vega64.