O que é ProfitChat?

Por Redação IQ 360

o-que-e-profit-chat

Os traders, que são investidores profissionais da bolsa de valores, usam diferentes plataformas e ferramentas digitais para otimizar suas decisões de compra e venda no mercado e otimizar lucros. A maioria delas é paga, e usam diversos tipos de métodos que auxiliam na análise dos movimentos de mercado. O acesso pode ser feito por intermédio da corretora de valores ou de maneira direta.
Esse tipo de ferramenta permite a compra e venda de ações, contratos, minicontratos entre outros ativos online, de maneira rápida e prática, com apenas um clique. Antes da existência dessas plataformas, as operações eram feitas por meio de boletas que precisavam ser preenchidas de maneira demorada e criteriosa, o que impedia maior agilidade às transações.
O desenvolvimento de softwares para negociações de mercado permitiu o aumento da agilidade e precisão nas negociações da Bolsa de Valores, de maneira que é possível tomar decisões mais rapidamente, aproveitando melhor as oportunidades que podem desaparecer em minutos.
O ProfitChat é uma dessas ferramentas digitais de negociação. Desenvolvida por brasileiros, ela permite que, por meio de análises gráficas e leitura de fluxo, seja feita a avaliação de ativos com o uso de mais de 200 indicadores.

Como o ProfitChat funciona?

Desenvolvido pela Nelogica, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de aplicações para o mercado financeiro, a plataforma fica hospedada em servidores próximos aos da B3 (bolsa de valores brasileira). Como dito anteriormente, as ordens para a ferramenta são enviadas a partir da corretora de valores ou de maneira direta, quando para usuários mais avançados.
Essa plataforma gráfica de negociação possibilita a análise de ativos e derivativos, como ações, opções, etc; diretamente no próprio gráfico desenhado por ela, onde as ordens serão dadas e executadas. Além disso, há a possibilidade de usar o sistema de gráficos para vários perfis como o intraday, renko e gráfico por pontos.
O ProfitChart apresenta cotações, análise de fluxo de ordens, entre outras funcionalidades. Além disso, oferece ao trader um relatório de performance que mostra a quantidade de negociações realizadas em um mês, a possibilidade da criação de indicadores próprios que permitem criar novos recursos personalizados na ferramenta, visualização intuitiva, base de dados com pregões passados para ajudar na definição de estratégias, book de ofertas com negociações realizadas e uma lista de ofertas de compra e venda realizadas ou não.
Atualmente existem 4 versões do ProfitChart: Pro, RT, Lite e Diário. Entre elas a Pro é a mais completa, pois permite melhor roteamento de ordens. Entretanto, as outras versões podem ser mais indicadas para você de acordo com o seu perfil de investimento.