O que são Gaps?

Por Redação IQ 360

o-que-sao-gaps

Importantes indicadores de intensidade de movimento ou reversão de tendência de mercado, os gaps mostram mudanças bruscas em níveis de preço de uma ação entre o fechamento e abertura de dois períodos consecutivos.
Esse parâmetro é representando por áreas brancas em gráficos de análise técnica e retrata um intervalo de preços em que não houve negociações do ativo. Essa variação pode ocorrer quando a valor de abertura fica muito acima ou abaixo do período anterior, já que normalmente esses valores são muito próximos, a não ser que ocorra algo que justifique a variação brusca.
Os gaps estão mais presentes em gráficos diários, sendo mais raros em índices semanais ou mensais, e estão sujeitos a fechamentos, ou seja, quando os preços voltam aos níveis anteriores ao evento registrado pela variação. A avaliação desse tipo de evento pode ser feita por análise técnica e trazer boas oportunidades de negócios para investidores que têm a chance de comprar ou vender ativos a preços mais vantajosos, já que eles representam “saltos” de preço, que supervalorizam ou desvalorizam repentinamente um ativo.
As movimentações de mercado estão vinculadas a novidades ou resultados divulgados, cuja reação dos investidores vai definir a criação ou não de gaps e mudanças de tendências. Para prever esse tipo de variação você deve ter informação privilegiada de algo que possa causar uma movimentação inesperada pelo mercado, entretanto, em alguns casos isso é ilegal.
Após a detecção do gap, o investidor pode esperar para confirmar se ele é temporário ou se mostra uma tendência do mercado naquela direção para decidir se acompanha ou não a movimentação. Existem diferentes tipos de gaps, confira a seguir quais são.

  • Comum ou de Área: o motivo pelo qual ocorre pode ser trivial, e mostra eventual falta de interesse pelo ativo em um momento específico. Geralmente se fecha facilmente, em poucos dias, o que significa que o preço retrocedeu aos níveis do dia anterior.
  • De Quebra: com fechamento mais demorado, pode mostrar o estabelecimento de uma nova tendência, já que o preço sai do nível em que o ativo estava sendo negociado (nos últimos dias ou semanas) rompendo limites de resistência ou suporte (oferta e demanda).
  • De Fuga: acontece quando há aumento da procura por um ativo específico de forma repentina, e o preço rompe um padrão, abrindo acima do fechamento do dia anterior.
  • De Exaustão: reflete o final de alguma tendência, costuma mostrar grande diferença entre o fechamento do dia anterior e a abertura no dia. Pode se formar em alta ou baixa (aumento ou queda do preço) e às vezes é confundido com gap de fuga, embora seja fechado mais rapidamente.