Por que a ação da Vale é tão popular?

Por Redação IQ 360

porque-acao-vale-e-tao-popular

As ações da Vale estão entre as mais negociadas na bolsa brasileira. Isto inclusive faz da VALE3 a ação com maior participação no Ibovespa. Por que interessa tanto ao investidor colocar seu patrimônio em ações da Vale?
A Companhia Vale do Rio Doce surgiu em 1942, quando o governo Getúlio Vargas nacionalizou as reservas de ferro que eram exploradas por investidores estrangeiros. Em 1997, quando a companhia foi privatizada, ela já era a maior companhia de mineração de ferro do mundo. Hoje é a maior produtora de ferro e níquel do mundo, com valor de mercado de US$ 67 bilhões.
Quem investe em ações costuma procurar pelas chamadas blue chips. Blue chip é o nome que se dá a empresas que são mais consolidadas no mercado. O porte e o volume de negócios da Vale enquadram suas ações no perfil blue chip.
As ações da Vale fazem parte dos índices IBrX 100 e IBrX 50, que reúnem respectivamente as 100 e as 50 ações mais negociadas na B3. Este é um indicador de que as ações da empresa apresentam alta liquidez. As ações da Vale também são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York e na Euronext, que reúne bolsas de Amsterdã, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Londres e Paris.
Além disso, como dissemos acima, elas têm a maior participação no Ibovespa, principal índice de mercado de ações brasileiro. Por isso, sua oscilação é fundamental para determinar o comportamento do mercado, mesmo quando há notícias específicas que impactam o seu negócio. Isto também traz previsibilidade ao comportamento do ativo, o que traz segurança ao investidor.
Por conta dessas características, as ações da Gerdau acabam sendo uma opção conservadora para quem quer aplicar sua poupança em renda variável. Isso porque a oscilação dos papeis acaba sendo mais previsível, o que traz segurança ao investidor.
A indústria de mineração foi beneficiada nos últimos anos pelo forte crescimento da demanda chinesa por minério de ferro. Como estamos falando do principal fornecedor de uma commodity internacional, há um volume de informações disponível que permite projeções mais precisas sobre a performance financeira das empresas e o potencial de mercado, o que também traz segurança ao investidor.
A mineração é um setor relevante da economia naciovaleunal, uma vez que o Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo. De acordo com o Ministério das Minas e Emnergia, o saldo comercial do setor foi de US$ 23,4 bilhões em 2017. O maior dos últimos cinco anos. O setor de mineração é responsável por 5% do PIB brasileiro, e ele é majoritariamente controlado pela Vale.
Ou seja, as ações da Vale trazem previsibilidade e segurança para o investidor.