Poupador ou investidor: como você lida com o seu dinheiro?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Poupar e investir: qual a diferença?
  2. Deixando de só economizar e começando a investir

Você resolveu dar um jeito na sua vida financeira recentemente depois de ler, pesquisar e assistir a diversos vídeos sobre finanças pessoais e investimentos. Começou a poupar parte do salário que ganha, mas na hora de escolher onde colocá-lo para render, escolheu a poupança. Ao invés de se tornar um investidor, você se tornou um poupador.

Você sabe qual é a diferença entre poupar e investir? Você acha que investir é colocar o dinheiro na poupança? Você já se considera um investidor só porque investe em Renda Fixa? Gustavo Lobo responde todas essas perguntas nesse vídeo:

Poupar e investir: qual a diferença?

Economizar uma parte do seu salário é o primeiro passo para qualquer investidor. Enxugar os custos mensais e trabalhar com um orçamento menor é muito importante. Porém, é preciso aprender a fazer o dinheiro se multiplicar em bons investimentos.

Quando você é um poupador, seu foco está em economizar e otimizar seu orçamento doméstico. Poupar é diminuir seus gastos para que tenha sobras mensais. Para isso, é interessante usar uma planilha de gastos para conseguir entender como são seus gastos.

Leia: Planilha de gastos: saiba como usar para controlar sua vida financeira!

Usar uma planilha ou outra ferramenta de controle de orçamento é interessante para entender para onde vai o seu dinheiro e a evolução dos seus custos mês a mês.

Investir vai muito além de ter um orçamento equilibrado e poupar no final do mês. Investir é a habilidade de pegar essas sobras financeiras e fazer esse dinheiro se multiplicar.

Guia de Renda Fixa

Debêntures, CDBs, Tesouro Direto, CRI, CRA e muito mais. Entenda tudo sobre Renda Fixa!

Deixando de só economizar e começando a investir

O primeiro passo de quem deixa de ser um poupador e começa a ser um investidor é procurar a Renda Fixa, como o Tesouro Selic ou CDB. Porém, muitos acabam por se dar por satisfeitas apenas investindo em Renda Fixa.

Porém, dá para ir mais longe. É possível empreender, ou seja, montar uma empresa, Ações ou Fundos Imobiliários. Quando você investe, seu patrimônio tem a condição de crescer. Para isso, é preciso ter mais habilidade e mais conhecimento. Passa a ser necessário fazer boas escolhas para fazer com que seu patrimônio cresça.

No IQ Investimentos, você tem conteúdo gratuito a sua disposição para aprender mais sobre como investir bem o seu dinheiro.