Como Baixar o programa do IRPF 2018

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Versões do aplicativo
  2. O que baixar?
  3. Como instalar e usar?

Há mais de uma década, as declarações do IRPF são realizadas por meio de um software disponibilizado pela Receita Federal. Entretanto, o uso e instalação desse sistema ainda causa algumas dúvidas.

Especialmente para aqueles que fazem a declaração pela primeira vez, é importante saber como baixar, instalar e usar o programa do IRPF 2018.

Versões do aplicativo

Em primeiro lugar, é preciso saber que versão do aplicativo deve utilizar. Atualmente, com a variedade de plataformas e sistemas com as quais o brasileiro usa a internet, a Receita Federal disponibiliza seu programa em várias versões:

  • Windows
  • Mac
  • Linux 32
  • Linux 64
  • Solaris
  • Multiplataforma
  • Android
  • iPhone

Recomenda-se o uso do sistema para computador. Embora o programa em app para celulares (Android e iPhone) funcione bem, possui certas limitações caso seja necessário realizar correções posteriores na declaração.

A grande maioria dos computadores utiliza o sistema operacional Windows. Se o contribuinte possui um computador da Apple, no entanto, deve baixar a versão Mac (a menos que possua o Windows instalado em seu Apple). As versões em Linux geralmente são usadas por conhecedores de informática, portanto devem ser em geral ignoradas por aqueles que não dominam a área.

O que baixar?

Há uma série de programas para download no site da Receita Federal. Para declarações, o contribuinte deverá baixar o programa do Receitanet – unificado para declaração e entrega desde o ano de 2016.

Se o contribuinte buscar o programa muito em cima do prazo de entrega do ajuste anual, em abril, é provável que haja mensagens de erro no carregamento da página da Receita Federal. A grande procura próxima do prazo final pode gerar problemas de excesso de busca. Se ocorrer, basta tentar novamente até conseguir acessar a tela de downloads.

Para as versões em celulares, basta procurar pelo app na Apple Store ou no Google Play, para versões iPhone ou Android, respectivamente.

Como instalar e usar?

Após baixar o programa no computador – que virá em um único arquivo – tudo que o usuário precisa fazer é clicar duas vezes no programa baixado. Aparecerá uma tela de instruções e o programa será automaticamente instalado no computador. Nas versões em app, o aplicativo será automaticamente instalado após o download no celular ou tablet.

Como qualquer outro programa ou aplicativo, o sistema da Receita Federal, uma vez baixado, apresentará um ícone através do qual o contribuinte poderá acessar o programa de declaração. Clicando no ícone, o usuário deverá ingressar os dados pedidos para começar a preencher sua declaração – nome e CPF e, se for o caso, dados do recibo da declaração do imposto de renda do ano anterior.

Após ter o programa aberto, abas e tópicos serão abertos para que o contribuinte comece a preencher, mas botões de ajuda e dicas podem auxiliar no preenchimento, além do conteúdo deste manual.