Como tirar a segunda via da declaração de Imposto de Renda

Índice de Conteúdomenu

  1. Formas de tirar a segunda via
  2. Presencialmente
  3. Online
  4. Receitanet

Formas de tirar a segunda via

A Receita Federal pode solicitar correções em declarações efetuadas por até cinco anos após a entrega e, além disso, alguns contribuintes precisam de informações de declarações anteriores para fins de comparação.

Nesse caso, é preciso conseguir uma 2ª via da declaração do IRPF, caso não tenha os dados e informações à mão. Seja para a declaração do ano anterior, no caso 2017, ou de anos ainda mais antigos, há três maneiras de conseguir essa segunda via:

  • De forma presencial

 

  • De modo online

 

  • Usando o próprio programa da Receita Federal para as declarações

Tirar a segunda via presencialmente

Geralmente não é preciso lidar presencialmente com a Receita Federal, mas caso o contribuinte não tenha conseguido acessar as segundas vias online ou não tenha os arquivos de anos anteriores salvos para recuperar através do programa da Receita, pode ser necessário comparecer num dos postos de atendimento da Receita.

Para comparecer, é preciso primeiro agendar o atendimento de maneira online. Isso pode ser feito facilmente pelo site da Receita Federal, ou para quem tem mais dificuldades com o uso da internet, através do telefone 146 em qualquer parte do território nacional.

É bom lembrar que, para qualquer atendimento presencial na Receita Federal, serão solicitados documentos com foto válidos do contribuinte para verificação. Documentos quaisquer que não contenham foto não serão aceitos pelos servidores da Receita como válidos.

Tirar segunda via de forma online

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC) é o portal de atendimento da Receita Federal que oferece vários serviços ao contribuinte ligados à declaração. Esse é o mesmo portal onde o contribuinte pode consultar seu processo após a entrega da declaração, o status das restituições e também da malha fina.

Nesse mesmo portal é possível solicitar a segunda via da declaração. É preciso possuir uma senha cadastrada no e-CAC, para efetuar o login e buscar a opção da segunda via do documento. Para fazê-lo, o contribuinte precisa possuir um certificado digital.

Tirar a segunda via no programa da Receita

O próprio programa da Receitanet, com o qual são entregues as declarações, também permite a recuperação de segundas vias dos impostos. Se a declaração dos anos anteriores foi feita por computador, é possível recuperá-la com facilidade.

Para tanto, os arquivos das declarações anteriores devem estar salvos no computador do contribuinte. Para localizar esses arquivos, basta procurar as pastas do programa da Receita Federal de anos anteriores, ou usar a busca de arquivos para localizar um item com seu número de CPF. Os arquivos possuem o CPF do contribuinte, apenas em números, e têm extensões “DEC”, para a declaração, ou “REC”, para os recibos.

Com o programa da declaração, basta abrir esses arquivos e solicitar a impressão, recuperando assim a segunda via da declaração do ano respectivo.