Passagem aérea barata para Londres? Não é bem assim
A companhia aérea norueguesa Norwegian Air oferece passagens que custam cerca de R$ 1,3 mil, o trecho
Porém, quem despacha bagagem e utiliza serviços de bordo paga mais caro que a passagem da British Airways
A companhia aérea norueguesa Norwegian Air anunciou a criação de um voo direto de baixo custo entre o Brasil e o Reino Unido, que será lançado em 2019. As passagens por trecho vão custar US$ 349,9 – pouco mais de R$ 1,3 mil, na conversão do dólar para o real em dezembro de 2018. O trecho Rio de Janeiro-Londres tem data marcada para estrear: 31 de março e às vendas já estão abertas.
A Norwegian Air desembarca no Brasil com a proposta de ser a opção mais barata para chegar, sem escalas, a Londres. Atualmente, essa rota de aproximadamente 11 horas é uma exclusividade da British Airways, que cobra R$ 2.813 (ida-e-volta) e compartilha o voo com a Latam Airlines. A explicação para a diferença de valores são os direitos do passageiro. Na Norwegian, a passagem não inclui despacho de malas e serviços de bordo. Já a British oferece o despacho de até duas malas e uma refeição completa, além de um lanche rápido.
O valor “seco” da passagem da companhia norueguesa chama a atenção e deve ser bem recebida pelo turista de negócios, que embarca com uma mala de mão no avião e pode dispensar serviços de bordo como a alimentação. Mas a pergunta que fica é: esse valor será atrativo para o turismo de lazer? Quem está a passeio vai conseguir não despachar, pelo menos, uma bagagem? O IQ 360 foi atrás dessa resposta e fez a conta para você.
O voo de baixo custo para Londres compensa?
Comprando a passagem mais barata no site da Norwegian Air para o primeiro voo, no dia 31 de março de 2019, o cliente paga US$ 349,9. Em conversão direta, a passagem sai por R$ 1.344 – sem IOF. Esse é o custo de um trecho. Somado com a volta, no mesmo valor, chegamos ao total de R$ 2.688 para o trecho Rio de Janeiro-Londres.
Utilizando o Skyscanner para cotar uma viagem de ida em 31 de março e a de volta em 15 de abril pela British Airways, chegamos ao valor total de R$ 2.813 pela British Airways. Assim, a passagem da Norwegian Air é R$ 125 mais barata, sem as taxas.
No entanto, quando se coloca o despacho de bagagem e uma refeição, a diferença de preço é favorável em R$ 351 para a British, conforme a tabela abaixo.
O barato pode sair caro Comparação entre os voos diretos Rio de Janeiro-Londres, com duração aproximada de 11 horas | ||
– | Norwegian Air | British Airways |
Valor da passagem (ida e volta) | R$ 2.688 | R$ 2.813 |
Despacho de bagagem (uma mala de até 20 kg) | R$ 384 | Incluído |
Uma refeição a bordo* | R$ 92 | Incluída |
Total | R$ 3.164 | R$ 2.813 |
*Refeição constituída por bebida não alcoólica, refeição leve e alimento fresco, considerando o valor mais alto de cada produto. A informação está na tabela fornecida no site da Norwegian Air
Quanto custa os serviços da Norwegian Air?
Comprando a passagem LowFare (tarifa baixa, na tradução do inglês), a opção mais barata para Londres, de fato, é com a Norwegian Air.
Porém, com a LowFare dá direito a uma mala de mão de até 10 quilos, que viaja na cabine. Qualquer outro serviço, como despachar uma mala ou beber um copo de água durante o voo, é pago. Por isso, é importante saber a tabela de preços praticados pela Norwegian Air.
Se você quiser algum serviço, além da passagem de US$ 349,9, terá de pagar por:
Norwegian Air – Custos de serviço (Passagem LowFare) | |
Serviço | Preço |
Alteração do nome | US$ 130 |
Nova reserva da passagem | US$ 130 |
Despachar bagagem | US$ 100 |
Reserva do lugar | US$ 45 |
Bebidas não alcoólicas | US$ 4 – 5 |
Bebidas alcoólicas | US$ 7 – 15 |
Refeições leves | US$ 4 – 8 |
Alimentos frescos | US$ 10 – 11 |
Cobertor de viagem | US$ 5 |
Fones de ouvido | US$ 3 |
Outras categorias de passagens da Norwegian Air
Mas a Norwegian também oferece outras duas outras modalidades de passagens econômicas: a LowFare+ e a Flex.
A primeira permite despachar uma bagagem de até 20 kg, fazer a reserva antecipada do assento e uma refeição a bordo. O preço da LowFare+ é de a US$ 439,9 – ou R$ 1.690,2, sem IOF.
Já a Flex, que oferece o despacho de duas malas de até 20 kg cada, duas refeições a bordo, reserva do lugar e possibilidade de alteração de datas, custa US$ 779,9 – R$ 2.996, sem IOF.
Além disso, a empresa oferece as passagens Premium, por US$ 649, e PremiumFlex, por US$ 859.
Nenhuma das opções é mais barata do que a compra da passagem pela British Airways. O valor da passagem ida e volta na modalidade LowFare+ é de R$ 3.380. Pela Flex, o cliente pagaria R$ 5.992 – mais que o dobro do preço da concorrente.
Assim, viajar pela Norwegian Air só tem um verdadeiro custo-benefício na modalidade econômica mais barata (LowFare) e se o passageiro não for utilizar nenhum serviço adicional.
Quem é a Norwegian Air?
A Norwegian Air é uma das empresas que trabalha com um modelo que vem revolucionando o mercado mundial de aviação. Chamada de low cost (baixo custo, na tradução do inglês), essas companhias aéreas oferecem tarifas baratas e cobram pelos serviços adicionais.
Para os clientes, o grande atrativo desse modelo é o menor preço das passagens, o que resulta em viagens mais econômicas. Por essa razão, em mercados como o europeu, as empresas low cost vem crescendo e se tornando a primeira escolha de passageiros para voos curtos.
Os fatores que barateiam os preços das passagens aéreas são diversos. A parte mais evidente para os clientes é a cobrança extra pelo serviço de bordo e despacho da bagagem. Ter uma classe única e padronizada nos aviões também facilita a adoção desse modelo. Mas há outros fatores menos perceptíveis, como a redução dos custos de todos os processos, do atendimento ao logístico.
A grande inovação da Norwegian Air, terceira maior empresa do setor na Europa, é tentar tornar essa modalidade de viagem popular também entre os voos transcontinentais de longa distância. Ela é uma das primeiras empresas a focar em viagens internacionais low cost e enxerga com otimismo o potencial do mercado global.
No Brasil, além da rota Rio-Londres, a companhia aérea norueguesa também planeja a criação de um voo São Paulo-Londres, que ainda não tem data de lançamento. Outra possibilidade seria a entrada no mercado brasileiro com voos domésticos, mas a atual legislação nacional não permite a participação empresas aéreas estrangeiras no transporte aéreo dentro do País.
Para saber mais sobre viagens e finanças pessoais, veja outros textos no IQ 360 Finanças Pessoais