6 acessórios mais comprados para carros

Por Redação IQ 360

Acessórios para carros valem a pena? Separamos os mais comprados pelos brasileiros para você decidir se quer coloca-los no seu carro ou não.

Alarme

Com o aumento do número de roubos e furtos de carros no país, o alarme automotivo tornou-se um acessório indispensável, e além da sensação de segurança e tranquilidade que oferece, também é um dos itens considerados na hora de abaixar o valor do seguro auto. Existem dois tipos mais comuns: perimétrico, acionado quando há abertura indevida de portas; e o volumétrico, com sensor ultrassônico que monitora o movimento dentro do carro ligado.

Sensor de estacionamento

Comum em modelos mais recentes de carros, o sensor de estacionamento está se tornando um acessório cada vez mais popular. Com fácil instalação e preço acessível, esse acessório auxilia a estacionar o veículo sem correr o risco de bater em obstáculos ou riscar a lataria, emitindo um alerta sonoro a cada vez que algo esteja muito próximo à traseira do automóvel. Seu funcionamento é baseado em ultrassom: ele emite um sinal que reflete em objetos próximos retornando ao sensor e acionando o aviso sonoro como forma de aviso ao motorista.

Câmera de ré

Esse acessório está se popularizando nos últimos anos, pois é muito útil para ajudar a evitar batidas ao estacionar ou fazer retorno de ré, já que consegue filmar e transmitir imagens do que acontece na parte traseira do carro em tempo real. Atualmente, existem diversos modelos com diferentes faixas de preço. Desde os mais simples até os mais elaborados com função infravermelho e visão noturna.

Aparelho de som

O sistema de som é um dos acessórios mais buscados para incrementar o veículo. Com grande variedade de tamanhos e potências hoje em dia podem ser encontrados com tecnologia de ponta que permite, entre outras coisas, atender o telefone celular via bluetooth. Para os mais apaixonados por som potente, é possível encontrar alto-falantes que podem custar R$8mil, com divisores de frequência, forrações acústicas, entre outros.

Faróis

Um dos itens mais frágeis, também é um dos mais comprados pelos motoristas, o farol é indispensável para a segurança na direção. Essa peça também é muito usada para a personalização do veículo com diversas opções de modelos e cores, como a máscara negra, em que parte do farol é preta e o refletor tem coloração amarelada ou alaranjada; projetores de xenôn e luzes de led.

 

Suporte para celular

Com a popularização do uso dos smartphones, esse acessório tem se tornado cada mais necessário, inclusive para garantir a segurança no trânsito. O suporte para celular vai facilitar o seu acesso ao aparelho sem o risco de tomar multa ou causar um acidente, principalmente quando precisar usar o GPS ou aplicativos de rotas alternativas. E, caso receba aquela ligação importante, basta deixar o viva voz ligado no próprio aparelho ou conectado via bluetooth ao aparelho de som.